janeiro 21, 2010

Política e clínica antimanicomial


Documentário em torno de Artur Bispo do Rosário, artista plástico, interno na Colônia Juliano Moreira. O vídeo registra a visão de mundo de Bispo e o seu trabalho - tapeçarias, bordados, colagens, instalações e pinturas - realizado ao longo de 7 anos, período em que se manteve recluso em seu quarto na Colônia. Parte da série "video-cartas", realizadas por Fernando Gabeira na década de 1980.

***

Nota do blog: O Fernando Gabeira bem podia ter entrado para a história como um bom jornalista que é. A matéria acima é um exemplo do que afirmo. Só que ele resolveu entrar para o nobre ofício de fazer política. Participou da fundação do PV. Esteve ao lado do PT. Depois passou a oscilar entre a esquerda e a direita. Agora ele e seus pares resolveram afundar o PV de vez no poço obscuro da direita ao fechar acordo com a candidatura do Zé "Alagão" Serra, o arqui-inimigo da Zona Franca de Manaus. A biografia dele e de Marina Silva foram para o ralo do esgoto. Se estou certo, as urnas lhes darão uma resposta histórica. Enquanto isso, os companheiros da luta antimanicomial cuidam de firmar a clínica ampliada na atenção psicossocial no cenário da reforma psiquiátrica brasileira. Vale lembrar que a direita da ABP - permitam-me esse abuso de linguagem - quer tirar a azeitona da nossa empada desde julho de 2006, depois de publicar um artigo no jornal O Globo, de autoria do presidente daquela entidade. De lá pra cá, eles estão num assanhamento só.

***

Prezados, bom dia!

O IPAT informa aos interessados no Curso de Especialização em Saúde Mental os mini-currículos dos profissionais participantes.

Mais informações no site www.ipat-psico.com

No anexo veja o folder com as disciplinas!

Currículos resumidos dos profissionais do Curso de Especialização em Saúde Mental:

A CLÍNICA AMPLIADA NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Ana Merces Bahia Bock

Psicóloga, possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), mestrado em Psicologia (Psicologia Social/ 1991) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social/ 1997) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular da mesma Universidade, onde ministra aulas no curso de graduação em Psicologia e no curso de Pós-Graduação em Psicologia da Educação. Tem várias publicações como organizadora ou co-autora. É membro da Comissão Editorial da Revista "Alternativas em Psicologia", da Revista Mexicana de Orientacion Educativa, da revista Psicologia Revista da PUCSP e da Revista da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Sócio Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, educação, psicologia sócio-histórica, profissão e compromisso social e dimensão subjetiva da desigualdade social. Foi presidente do Conselho Federal de Psicologia.

Fabiano M. Valério

Médico Psiquiatra, formado pela UERJ, com residência em psiquiatria no HPJ/UFF e IPUB/UFRJ. Já atuou em serviços de dependência química, emergências psiquiátricas, CAPS II e AD, ambulatório, hospital-geral e programa de reabilitação psicossocial para moradores de rua com transtornos mentais severos. Atualmente trabalha no programa de saúde mental do município de Biguaçu, onde implantou e realiza apoio matricial a ESF.

Felipe Faria Brognoli

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987) e mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Atualmente é psicologo da Prefeitura Municipal de Florianópolis, atuando no programa de Saúde Mental, e professor titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau, na área de Psicologia Social, bem como supervisor de estágio na área de Psicologia da Saúde. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, processos terapeuticos, políticas públicas, reforma psiquiatrica e nomadismo

Fernando Brandalise

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998), pós-graduação em Saúde Pública na Unicamp, especialização em Programa de Saúde da Família e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Lecionou na Universidade do Sul de Santa Catarina durante 8 anos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde Mental Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Reforma Psiquiátrica, Saúde Mental, Acompanhamento Terapêutico - AT. Fundador em 2008 do IPAT- Instituto de Psicologia e Acompanhamento Terapêutico.

Gabriela Lyra Rosa

Graduação em Psicologia - Unisul. Psicóloga de orientação analítica, através das modalidades Psicoterapia e Acompanhamento Terapêutico. Autora da pesquisa "Acompanhamento Terapêutico: Uma estratégia de intervenção clínica nos Serviços Substitutivos de Saúde Mental de Santa Catarina". Formação em Acompanhamento Terapêutico e Saúde Mental. Membro do Núcleo Catarinense de Acompanhamento Terapêutico - NUCAT. Fundadora do Instituto de Psicologia e Acompanhamento Terapêutico - IPAT.

Ilma Borges

Graduada em Psicologia (1988) pela UFSC- Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos (1992) e Psicologia da Comunicação (1996) pela UFSC. Mestrado em Engenharia de Produção também pela UFSC (2001) - Área de concentração: inteligência aplicada - campo de investigação Educação e Novas Tecnologias. Professora universitária desde 1994 nas seguintes Universidades: Universidade do Sul de Santa Catarina e Universidade do Vale do Itajaí. Experiência profissional e acadêmica em psicologia da saúde, da educação, das organizações e trabalho, do desenvolvimento infanto-juvenil e social-comunitária.

Jadete Rodrigues Gonçalves

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979). Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professora associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Área de concentração em saúde atuando em psicologia hospitalar, processo saúde-doença de trabalhadores em instituições hospitalares, formação em atenção básica em saúde e psicologia da infância e da adolescência.

Marco Aurelio Da Ros - Consultor

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1975), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, membro do GT Trabalho Educação e Saúde da ABRASCO, e consultor do Ministério da Saúde, na área de Residências Multiprofissionais em Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: SUS/AB, educação em saúde, educação médica, educação popular, epistemologia e saúde, promoção de saúde , humanização e planejamento estratégico em saúde.

Marcos Ribeiro Ferreira

Mestre em Psicologia Social pela Universidade de Brasília (1984) e doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Foi professor, por dezesseis anos, na Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou nesse período no ensino de psicologia organizacional, ética profissional, história e epistemologia da Psicologia, Psicologia do Trabalho e Psicologia Ambiental. O tema em que orientou maior número de dissertações de mestrado foi o do sentido humano do trabalho. Participou da organização de inúmeras fontes de informação da psicologia no Brasil, inculindo incluindo a concepão e produção da Biblioteca Virtual da Psicologia (www.bvs-psi.org.br), e da Biblioteca Virtual Latinoamericana de Psicologia.

Marcus Vinicius de Oliveira Silva

Possui graduação em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1982), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, coordenador do LEV -Laboratório de Estudos Vinculares e Saude Mental da FFCH-UFBA, diretor do Instituto Silvia Lane, Psicologia e Compromisso Social, integrante do Núcleo de Estudos Pela Superação dos Manicômios. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental, Clinica Psicossocial das Psicoses, Psicologia e Direitos Humanos, Desigualdade Social e Subjetividade.

Milton dos Santos Bicalho

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973) , graduação em Psicologia pelo Instituto Cultural Newton Paiva (1981) , especialização em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (1974) , especialização em Clínica de Saúde Mental no Serviço Público pela Escola de Saúde de Minas Gerais Fundação Nacional de Saúde (1997) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) . Atualmente é Psicólogo da Prefeitura Municipal de Contagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Conselho Municipal de Saúde, Subjetividade, Usuário, Movimento Social.

Patrícia Dornelles

Coordenadora executiva do Projeto Loucos pela Diversidade da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/ MinC).

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (2000) e especialização em Especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Fonoaudióloga da Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul e Fonoaudióloga do Centro de Otorrino e Fonoaudiologia Integrado à Pediatria.

Paulo Roberto Ceccarelli

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983). Doutor pela Université de Paris VII - Université Denis Diderot (1995), e pos-doutor (Paris VII - 2009). Atualmente é professor Adjunto III no Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (graduação e pós-graduação). Regularmente convidado como professor visitante pela Université de Bretagne Occidentale - Brest, França - nos cursos de master 1 e master 2. Pesquisador do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental da Universidade Federal do Pará. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, perversão, família, psicanálise e identidade, mídia, violência e cultura, tratamento e prevenção psicológica.

Sandra Caponi

Possui graduação em Filosofia - Universidad Nacional de Rosario (1984), mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1989), doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Pós doutorado na Universidade de Picardie (França). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Consultor ad hoc de diversas publicações e membro do conselho editorial da Revista Interface ( Comunicação, Saúde e Educação) e da Revista Ciência & Saúde coletiva. É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Desempenhou-se como professora visitante na EHESS (Paris- França) no ano 2003 e como Professora visitante do College de France (Paris) no ano 2006. Tem 54 artigos publicados e três livros. Desenvolve seu trabalho na área de epistemologia e historia das ciências biomédicas e na área de Bioética. È professora permanente do doutorado interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC e do Mestrado em Saúde Pública da mesma universidade.

Tânia Maris Grigolo
Bolsista de Doutorado do CNPq

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), especialização em Saúde Mental Coletiva (UFSM) e mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Atualmente é doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura na Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Psicologia e Saúde Pública, com ênfase em Coordenação de Serviços de Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, reforma psiquiátrica, serviços substitutivos,saúde, políticas públicas de saúde, saúde pública e serviços de saúde mental

Valeria Herzberg

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ( 1986). Especialização na Saúde Mental ou Áreas Afins: Psicologia Social, Instituto de Psicologia Social Enrique Pichón-Rivière (POA-RS).Co-diretora do Instituto de Psicologia Social Enrique Pichón-Rivière. Coordenadora e docente do Curso de Formação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia Social Enrique Pichón-Rivière. Supervisora institucional em estabelecimentos educacionais em Porto Alegre até 1992 (Colégio João XXIII e Escola Projeto). Supervisora de profissionais nas áreas grupal e institucional (desde 1987). Supervisão clínico-institucional no CAPs Ponta do Coral de Florianópolis (desde 2004). Supervisão clínico-institucional no CAPs de Joinville (2005 e 2006). Supervisão clínica-institucional no CAPs de Tubarão (2006). Psicóloga Clínica de adultos (desde 1987). Analista Institucional.

Nenhum comentário: