fevereiro 28, 2010

Confira a data das etapas regionais da Conferência de Saúde Mental da Paraíba

Marcha dos Usuários a Brasília
Foto: Nivya Valente - Brasília-DF, 2009
SES define datas das etapas regionais da Conferência de Saúde Mental

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) reuniu, nesta sexta-feira (26), os membros da comissão organizadora da III Conferência Estadual de Saúde Mental, que deverá acontecer no próximo mês de maio, para discutir detalhes do evento. O encontro – que aconteceu no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), em João Pessoa, definiu que as duas primeiras etapas regionais acontecerão entre os dias 23 e 26 de março. Os participantes desses encontros vão discutir os avanços e obstáculos à consolidação da reforma da assistência psiquiátrica, na Paraíba, que serão levados para as etapas estadual e nacional.

O evento está sendo organizado pelo Núcleo de Saúde Mental da SES. Segundo a coordenadora do órgão, Úrsula Patrícia Neves Leite, o tema central da IV Conferência Nacional é ‘Saúde Mental, direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios’. Segundo ela, nos encontros regionais também vão ser debatidos o atual cenário da reforma psiquiátrica na Paraíba e no Brasil e os novos desafios para melhoria do cuidado em saúde mental. “Essa Conferência realça o exercício único de democracia nesse momento para definir a política de Saúde Mental em nível nacional”, disse.

Diferencial - Segundo Sylvana Melo, psicóloga do Núcleo de Saúde Mental, outras áreas também serão envolvidas na discussão. “Esse evento se apresenta com um diferencial em relação aos anteriores, ao ser marcado por uma construção coletiva de diversos atores e ao extrapolar o âmbito da saúde e fazer links com diversas outras áreas, perpassando a cultura e a sociedade como um todo, não se fechando na saúde mental”, disse.

As primeiras reuniões regionais serão realizadas nas III e IV macrorregionais de saúde do Estado, entre os dias 23 e 26 de março. Nos primeiros dois dias, o encontro acontece no município de Sousa e, nos dois últimos, em Patos.

Organização – Participam da organização das etapas regionais, além do Núcleo de Saúde Mental, outros órgãos da SES, como Gerência Executiva de Ações Estratégicas e Especiais, Gerência Executiva de Atenção Básica, Gerência Executiva de Vigilância Ambiental, Gerência das DST/Aids, Núcleo de Educação e Saúde e Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor).

O evento também conta com outros órgãos, como Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano ( SEDH), Fundação do Desenvolvimento da Criança e Adolescente (Fundac), Ministério da Saúde, Ministério Público, Associação de Usuários e Familiares, Núcleo da Luta Antimanicomial da Paraíba (Renila), Centro Educacional do Adolescente-JP, Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd/Polícia Militar da Paraíba), Conselho Estadual de Saúde, Conselho Regional de Psicologia, Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Conselho de Secretários Municipais de Saúde/PB, Conselho Regional de Enfermagem, Secretaria de Administração Penitenciária e Programa Estadual da Mulher.

Fonte: ClickPB

Nenhum comentário: