fevereiro 25, 2010

Falatório

Polo de Pensamento Contemporâneo

10 março
Evento especial

FALATÓRIO

MD Magno

Ao longo do primeiro semestre de 2010, terá lugar no POP, uma quarta-feira por mês, o Falatório do psicanalista MD Magno, criador da Nova Psicanálise e do grupo Novamente – movimento de estudo, pesquisa, clínica, eventos e publicações para o desenvolvimento e divulgação da Nova Psicanálise. Além de sua atividade como psicanalista, MD Magno desenvolve sua produção teórico-clínica (work in progress) em “Falatórios” e “Oficinas Clínicas”, cujos textos têm sido regularmente publicados pela www.novamenteeditora.com.br.

10 de março, 07 de abril, 05 de maio e 09 de junho
Sic Transit
“Esta falação começou em 1976 – e ainda não terá terminado. Trata-se agora (2010) de considerar o fim de uma Era junto com o começo de uma Nova – que chamo Quarto Império. Para tentar entender o caos da passagem – que cursamos – e buscar expedientes para lidarmos com o trauma. A ferramenta é a Psicanálise – também a mais nova – a qual não ficou também sem fortes mutações durante o mesmo prazo (como será demonstrado). Com o que teremos dois procedimentos de abordagem: a psicanálise da Atualidade e a atualização da Psicanálise. E o resultado desse périplo vai depois virar um Livro”.

MD Magno é psicanalista. Bacharel e licenciado em Arte e Psicologia. Mestre em Comunicação (UFRJ), doutor em Letras (UFRJ), com pós-doutorado em Comunicação (UFRJ). Professor aposentado da UFRJ e da Uerj. Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Santa Maria. Discípulo e ex-analisando de Jacques Lacan. Ex-professor associado do Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris VIII (Vincennes). Criador da Nova Psicanálise (1986) e do grupo Novamente. Fundador do Colégio Freudiano do Rio de Janeiro e da UniverCidadeDeDeus (instituição cultural sob a orientação da Nova Psicanálise).

Fonte: POP

Nenhum comentário: