fevereiro 25, 2010

Foucault e as políticas da verdade

POP - Polo de Pensamento Contemporâneo

11 março a 08 abril
Curso

Foucault e as políticas da verdade
Henrique Antoun

A partir dos anos 80, Foucault redireciona o foco de seu trabalho de investigação centrando-o nas questões do sujeito e a verdade. Para desenvolver este trabalho, ele fez uma revisão das questões da crítica, da revolução, do iluminismo e da ética. Essa revisão vai ecoar em seu trabalho posterior sobre o nascimento da modernidade na antiguidade. Pensar os nexos desta crítica com seu trabalho sobre o sujeito é a proposta deste curso.

11 de março
Crítica e Autoria: O problema da crítica. A enunciação, o enunciado e o enunciante. Critica e o cuidado de si. Movimento e discurso. Subjetivação e autoria.

18 de março
Revolução e Pensamento: História do pensamento e modos de problematização. As práticas de si e o problema da verdade. Verdade e franqueza. As artes da existência (téchne tou bios) e a franqueza (parrhesia). Cinismo e revolução.

25 de março
Iluminismo e Minoridade: O que é o iluminismo? Minoridade e maioridade no pensamento. A verdadeira crítica.

8 de abril
Performance e Verdade: As atitudes cínicas. O jogo da franqueza. O adulador e o falastrão. A harmonia entre o discurso (logós) e a vida (bios).

Henrique Antoun é professor associado da UFRJ e pesquisador do Programa de Pós-Graduação de Comunicação da Escola de Comunicação da UFRJ, onde leciona sobre Ética e Tecnologia. Formado em Design pela Uerj, possui mestrado em Filosofia pela PUC-Rio (1989) e doutorado em Comunicação pela UFRJ (1993). Fez pesquisa de doutorado na Universidade René Descartes (Sorbonne/Paris V) e pós-doutorado na Universidade de Toronto.

Polo de Pensamento Contemporâneo: Rua Conde Afonso Celso, 103 - Jardim Botânico - CEP 22461-060 Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682

Fonte: POP

Nenhum comentário: