fevereiro 25, 2010

Lançamento do livro “Verdades Irreais”, de Walquimar Vilaça

Manaus, 24 de fevereiro de 2010

A Livraria Valer tem a satisfação de convidá-lo(a) para o lançamento do livro “Verdades Irreais”, de Walquimar Vilaça que acontecerá dia 27 de fevereiro, às 10h na Livraria Valer, situada na Av. Ramos Ferreira, 1195 – Centro.

A poesia é uma das manifestações artísticas mais intrínsecas e evocativas da sensibilidade e da força vital que pulsa no ser dos homens. Quem cultiva e escreve poesia está vivo, sente na alma a inquietude e a chama vivificadora da beleza e do desejo de expressar sonhos, dores e esperanças – tudo aquilo que constitui a natureza da condição humana.

A produção poética de Walquimar Vilaça, apresentada em Verdades Irreais, seu primeiro livro, é composta desses elementos vitais, em que se sobressai o questionamento, a inquietude e a busca de um sentido para a existência. O poeta carrega no peito sentimentos que se traduzem numa ânsia de compreensão do mundo, da realidade e seus mistérios. Seus versos expressam esse olhar apreensivo e, ao mesmo tempo, consciente da própria condição.

Viver é ter consciência da inconstância das coisas, inclusive de nossas próprias dores e ansiedades. É saber que tudo está inserido na roda da vida e que essa realidade expressa a circularidade do tempo. Nada é, portanto, definitivo na existência e há sempre a possibilidade do renascimento e da superação, como deixa evidente o poeta no texto: “A noite passa como as nuvens no céu, / A luz do dia traz o calor da vida / E aquece-me / E o sono vem / E o sonho vem / E o sol negro se vai”.

No combate às provações da caminhada, afirma-se pelo sonho e pela poesia, sobretudo pela força de sua vontade e disposição de seu ser. O poema “Verdades irreais” é uma confirmação da força que o impulsiona para a vida: “Bebi das estrelas um pouco de luz / e molhei minha alma / e adormeci no sol para queimar minha pele / aquecendo meu corpo para a luta”.

Num tempo marcado pela indiferença e vazio dos gestos, pela violência e brutalidade nas relações entre os homens, a poesia é um antídoto para o mal e angústias de uma época arruinada pelo sofrimento. Com sua poesia, Walquimar assume uma atitude questionadora em relação à condição humana e, ao mesmo tempo, evoca sua fé na possibilidade do novo, da ruptura com o estabelecido, com tudo o que representa limitação e cerceamento. O trabalho poético de Walquimar Vilaça é revelador de uma sensibilidade latente e de um criador inquieto ante os mistérios e contradições do mundo. Esses aspectos ilustram o caráter filosófico que perpassa seus poemas.

Sobre o autor

Walquimar Vilaça Batista Borges é especialista em Gestão Escolar e Filosofia. Poeta amazonense, expressa em suas poesias a magnitude de suas reflexões filosóficas sobre a existência humana e seus mistérios, que são evidentes na relação que estabelece entre os sentimentos existentes em sua alma sensível e a realidade, através desta obra poética, para deleite do leitor.

Evento: Lançamento do livro Verdades Irreais

Autor: Walquimar Vilaça

Data: 27 de fevereiro de 2010

Horário: 10h

Promoção:
Livraria Valer

Local:
Av. Ramos Ferreira, 1195 – Centro

Quanto: Entrada franca

Contatos: Valer: 3635-1324 / Autor: 9191-2807 / 9136-8918; walk_171@hotmail.com

Nenhum comentário: