fevereiro 19, 2010

Para ler Leonardo Boff

Leonardo Boff
Foto postada em jie.itaipu.gov.br
Nota do blog: Leonardo Boff já andou fazendo declaração de voto para a disputa eleitoral à presidência da república. Sua candidata, lamentavelmente, jogou sua história no lixo para ser instrumento da candidatura tucana. De todo modo, é bom ouvir o velho sábio nas questões onde o PT costuma andar de salto alto, sobretudo os setores refratários à crítica. Como na casa de meu pai aprendi a respeitar os mais velhos (menos os patifes de sempre, como dizia a saudosa tia Pátria), li o texto do teólogo com muita atenção. Espero que a companheirada o faça também. É texto para profunda reflexão. Boff condena o caráter plebicitário das eleições presidenciais. Mas, cá pra nós, seria ingenuidade deixar de fazê-lo. Para ele:


Uma disputa eleitoral séria, à altura da fase planetária da humanidade e da importância fundamental do Brasil dentro dela, não deveria estar voltada para o passado a ser continuado, mas, sim, para o futuro a ser construído coletivamente. Quem apresenta o melhor projeto de Brasil para o nosso povo e em sua relação para com a nascente sociedade mundial? Que contribuição essencial podemos dar face aos cenários dramáticos que se desenham no horizonte?

Ao reduzir a perspectiva de futuro ao desenho do melhor projeto de Brasil, o pensador deixa invísivel o percurso histórico do capitalismo, as ideologias que a sustentam e a ordem em que estão baseada os dispositivos que alimentam a servidão aos podres poderes. Essa é a parte pobre do discurso de Leonardo Boff. Ecologicamente correto, seu ideal de justiça passa a idéia de que ele está descolado da ideologia e da moral que sustentam a candidatura de sua preferência. Para quem lutou a favor do desmonte dos mecanismos de servidão e opressão vigentes nas relações entre a sociedade e o sistema de poder, sua visão revisionista está longe de ameaçar a capacidade de sobrevivência dos poderes do capital. É um discurso que certamente é uma evolução ideológica do pensador, rumo à remobilização das classes médias. É pouco.

O texto de Boff é para ser lido nas entrelinhas. Não pode ser deprezado in totum. Boa leitura!

PT: qual a grande transformação?
Leonardo Boff

Não sou membro do PT, mas um cidadão que se interessa pelos destinos do nosso Pais, nos últimos sete anos moldados pelo governo Lula.

Leia mais em Paraná on line

Nenhum comentário: