março 30, 2010

Armando Nogueira: a história te absolverá?


Vídeo produzido pelos alunos do 2º Semestre de Jornalismo da Unisa (Universidade de Santo Amaro). O vídeo fez parte de um seminário apresentado sobre o tema "A IMPRENSA BRASILEIRA NA ELEIÇÃO DE FERNANDO COLLOR DE MELLO".

Citações dos Livros "Conselhos a um jornalista" do Voltaire e "Sobre Ética e Imprensa" de Eugênio Bucci.



Em 1989 a Globo foi acusada de deliberadamente ter editado o debate do dia anterior entre os presidenciáveis Lula e Collor. Para muitos, esta edição favoreceu o candidato Collor, o que acabou levando à sua vitória na primeira eleição direta para presidente da república desde o golpe de 1964.

Nota do blog: Morreu o jornalista Armando Nogueira, ex-chefe da Central Globo de Jornalismo, homem de confiança da família Marinho, proprietária da Rede Globo da Televisão. Com ele vai-se uma parte da história das comunicações na ditadura militar. O personagem teria muito a dizer sobre dois episódios nebulosos de manipulação da opinião pública pelas Organizações Globo: o debate Collor x Lula (veja a reprodução de uma postagem de Marcos Weissheimer, em RS Urgente, sobre liberdade de imprensa, numa primorosa reconstituição dos fatos pelos alunos de jornalismo da Universidade de Santo Amaro) e a escandalosa armação da emissora com o Proconsult, que pretendeu fraudar a eleição do governador Leonel Brizola (veja postagem no blog do Luis Nassif), resultando no seu pedido de demissão da "Vênus Platinada". Descanse em paz!

Nenhum comentário: