março 24, 2010

Dia Nacional do Circo

Torresmo
Arrelia
Picolino
Chicharrão
Piolim

O Autor na Praça comemora o Dia Nacional do Circo

No próximo sábado, dia 27 de março celebra-se o Dia Nacional do Circo, instituído por ser o dia de nascimento de Abelardo Pinto, o Piolim. Para comemorar a data acontecerá no Espaço Plínio Marcos uma tarde de autógrafos, leituras, apresentações circenses e musicais. Contaremos com as presenças da publicitária, diretora fundadora do Circo Spacial Marlene Olímpia Querubim, autografando os livros "Coração na Lona - Poesias" e "Momentos Mágicos", da pesquisadora e diretora do Centro da Memória do Circo na Galeria Olido, Verônica Tamaoki, autografando o livro "O Circo Nerino", dos palhaços Clerouak & Maria Lulu, da malabarista Carol Thiago, do designer Marcelo Meniqueli apresentando o Circonteúdo - Portal da diversidade circense e do músico e compositor Haroldo Oliveira. Mais informações sobre os convidados abaixo.

Serviço
O Autor na Praça
comemora o Dia nacional do Circo
Dia 27 de março, sábado, a partir das 11h.
Espaço Plínio Marcos - Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto - Pinheiros.
Informações: Edson Lima - 3739 0208 / 9586 5577 - edsonlima@oautornapraca.com.br
Realização: Edson Lima e AAPBC – Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto.
Apoio: Sonia Kessar Ass. de Imprensa, Max Design, Cantinho Português, Jornal da Praça, TV da PRAÇA, Enlace-media.com, Restaurante Consulado Mineiro e Bar do Jeová

Sobre Verônica Tamaoki - Autora dos livros O Fantasma do Circo (edição Massao Ohno e Robison Beviglieri, 2000) e Circo Nerino, em Co-autoria com Roger Avanzi (Selo Pindorama Circus e Editora Códex, 2004). Ao lado de Anselmo Serrat fundou em 1985 a Escola Picolino de Artes do Circo em Salvador - BA. Responsável pela pesquisa e texto do núcleo Circo da exposição Brasil de Pierre Verger e curadora das exposições Circo Nerino e Largo do Paissandu, onde o Circo se encontra. Atualmente dirige o Centro de Memória do Circo na Galeria Olido, Largo do Paissandu - SP.

Sobre Marlene Olímpia Querubin - É empresária circense, diretora fundadora do Circo Spacial, da Academia Brasileira de Circo e da UBCI. Atriz, diretora, também cursou Ciências com habilitação em Matemática e Engenharia. Há três décadas viajando pelo Brasil, principalmente com o Circo Spacial, compôs musicas, poesias, poemas e crônicas, tendo como pano de fundo, em sua maioria, a vida nômade do circo com suas alegrias, suas aventuras, desventuras, fantasias e grandes paixões. Marlene se define como uma pessoa verdadeira, guerreira, forte e com um lado muito sensível. Admira e valoriza a simplicidade no ser humano. Seu grande desejo é que o circo seja reconhecido como patrimônio cultural brasileiro. Autora dos livros "Coração na Lona" e "Marketing de Circo" da Editora Órion e "Momentos Mágicos".
Mais informações: www.academiadecirco.com.br / http://twitter.com/marlenequerubin

Sobre Clerouak & Maria Lulú - A dupla de palhaços já apresentou seus trabalhos em diversos estados do Brasil e tem como princípio manter sua identidade artística e suas pesquisas em torno da música e do palhaço. O principal objetivo do trabalho é alertar para o respeito às diferenças e o valor cultural da diversidade étnica. Os espetáculos são apresentados através da linguagem circense, uma das mais antigas artes teatrais do mundo, nele os palhaços e músicos Clerouak e Maria Lulú desempenham diferentes funções e narram de forma poética culturas e aspectos de um mundo atual. A figura lírica clássica do palhaço europeu com a força ancestral dos nossos palhaços brasileiros são apresentados ao público com o intuito de retomar a essência e força desse arquétipo que habita o imaginário de diferentes povos.

A dupla desde o início vem paralelamente estudando e pesquisando os palhaços da cultura popular brasileira, essa pesquisa que foi contemplada pelo Edital de estimulo ao Circo- Carequinha em 2009, desembocará num livro em abril de 2010, chamado "Os Palhaços da Cultura Popular Brasileira" que terá o apoio da Funarte e serão distribuídos quinhentos exemplares em diferentes escolas de artes cênicas e circenses. Os artistas trabalham através da poética mambembe números que reavivam memórias e estimulam o imaginário. Os espetáculos também proporcionam oportunidades de ver e ouvir um estilo musical totalmente inovador e diferenciado da dupla que vêm desenvolvendo em suas pesquisas recursos melódicos, timbres e ritmos de diferentes culturas do mundo. Seus instrumentos variam, indo desde a clássica guitarra elétrica a um exótico banjo feito de forma de bolo de cozinha, com isso os artistas reutilizam objetos diversos criando instrumentos musicais reciclados e exclusivos com riquíssimos timbres e peculiar sonoridade. Saiba mais.

Sobre CIRCONTEÚDO - portal da diversidade circense - Desde novembro de 2009, está no ar o Circonteúdo, maior site brasileiro dedicado exclusivamente ao universo circense. O site foi criado com o objetivo de se tornar referência para a produção e divulgação de estudos, pesquisas e publicações sobre as artes circenses no Brasil e na América Latina. Com artigos, notícias e entrevistas relacionados ao circo, o Circonteúdo nasceu também como espaço para debates. Foi idealizado com a certeza de que o circo é um patrimônio cultural. Consideramos que as artes circenses são a expressão máxima do encontro de muitos mundos artísticos. Não se pode estudar história do teatro, da dança, da música, do disco, do cinema, do rádio, da televisão sem falar dos homens, mulheres e crianças que atuaram em circos e enriqueceram o patrimônio cultural latino-americano e, em particular, brasileiro. Este espaço na internet leva ao público em geral informações que permeiam este universo tão rico. O site é o terceiro projeto realizado em parceira entre a historiadora Erminia Silva e o design Marcelo Meniquelli, que respondem pela coordenação do projeto. Saiba mais: www.circonteudo.com.br.

Sobre Haroldo Oliveira - É músico, compositor e produtor musical. No ano passado participou do Festival de Marchinhas Carnavalescas do Clube CEM, em São Paulo e ficou em terceiro lugar com a marchinha "Palhaço Benjamin", uma homenagem ao grande Benjamin de Oliveira. Veja um clipe da marchinha aqui. Atualmente apresenta o show "Achados & Perdidos" apoiado pela "A BANDA DO CAIXOTE EM PÉ", formada por Déca Silva no Baixo, Marcinho Mutalupe, guitarra e Caio Ignácio na Bateria. Saiba mais sobre Haroldo Oliveira.

Nenhum comentário: