março 25, 2010

O começo do fim da Amazônia (notícia comentada)

Divulgação

Os governadores do Amazonas e Rondônia, Eduardo Braga e Ivo Cassol, além do ministro Alfredo Nascimento enalteceram os trabalhos do Governo Lula


Dilma firma compromisso (com o começo do fim da Amazônia)

A ministra da Casa Civil e pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), afirmou, ontem, em Humaitá (a 600 quilômetros de Manaus), o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de começar o trecho central da BR-319 (Manaus-Porto Velho), o qual não possui licença ambiental. (Se tia Pátria - eleitora de Lula até a morte - tivesse viva ela diria que essa é "a maior 'cagada' do governo Lula. Sorry! Alguém tem que se manifestar contra o começo do fim da Amazônia Ocidental)

A obra, segundo a ministra, vai permitir não só o desenvolvimento da região amazônica, mas também que os rondonienses assistam aos jogos da Copa do Mundo de 2014 em Manaus. A declaração de Dilma Rousseff foi dada durante inauguração de um trecho da BR (Humaitá-Porto Velho) e do porto da cidade. Estavam presentes ao evento o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR); o governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB); além do governador de Rondônia, Ivo Cassol (sem partido), e deputados e senadores dos estados amazônicos vizinhos. (Minha cara Dilma - em que votarei, porque não sou besta de fazer o jogo da direita, tão ameaçadora para a Amazônia quanto os deslumbrados que insistem em asfaltar a floresta - pra assistir joguinhos xinfrins no novo estádio de futebol, basta pegar um dos nossos confortáveis barcos em Porto Velho ou Humaitá no trecho navegável do rio Madeira, aquele em o governo federal está fazendo outra "cagada": as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau).

Atendendo a uma “ordem do presidente Lula”, Dilma Rousseff disse que ele é um homem de grande consciência ambiental. Exemplo disse aconteceu, segundo ela, em Copenhague (Dinamarca), onde o Brasil foi destaque na redução de gás carbônico. Agora, ressaltou a ministra, “ele (Lula) vai provar que não há contradição entre preservar o meio ambiente e desenvolver o Brasil”. E continuou: “Pelo contrário, vamos dar exemplo para o mundo”. (Há renomados cientistas que contestam a consciência ambiental do governo Lula, que chegou a declarar que o desenvolvimento da Amazônia vem sendo emperrado devido a existência de muitos quilombos e indígenas no meio do caminho, o que lhe valeu uma crítica da antropóloga Manuela da Cunha Carneiro. Alfredo Wagner, igualmente antropólogo, professor da Universidade Estadual do Amazonas e da Universidade Federal do Amazonas acaba de anunciar num simpósio que empreendimentos como a BR-319 e assemelhados irão retaliar o sul do Amazonas, história que repete outras conhecidas na Amazônia Legal - fazendas no sul do Pará e em Rondônia; soja no Mato Grosso; e agora, escoamento de aparelhos eletrônicos no Amazonas).

A ministra da Casa Civil confirmou que o trecho central da BR-319 - de 400 quilômetros de extensão - será transformado numa “estrada-parque”. Isso significa, de acordo com ela, que o Governo Federal vai levar em consideração o desenvolvimento de uma região com 20 milhões de brasileiros. “Vamos cumprir à risca todas as exigências ambientais para que essa estrada seja exemplo para o mundo. Nosso governo demonstrou que é possível o País crescer e se desenvolver sem que as pessoas fiquem para trás”, falou. (A menos que a aliança política liderada pelo PT fique no poder perpetuamente (vixe!), nada garante que os próximos governos impeçam a ocupação das terras da "estrada-parque" depois que 100 mil homens deixaram para trás as hidrelétricas onde trabalham atualmente).

A pré-candidata brincou ao falar que, com a estrada pronta, todos os moradores de Humaitá poderão namorar livremente com homens e mulheres de Porto Velho. “Além da rodovia servir para o tráfego de produtos, bens e serviços, vocês poderão usá-la para ir assistir aos jogos da Copa do Mundo em Manaus e lutar para que também sejamos vitoriosos”, disse ela. (Os proprietários de motéis agradecem pela dica, mas eles continuam preferindo o espaço urbano onde rola a grana que constrói e destrói coisas belas bem debaixo do nosso nariz).

O ministro Alfredo Nascimento anunciou que o Governo Lula está investindo R$ 460 milhões em Humaitá. O destaque, para ele, é a BR-319. Apesar de as obras não terem começado no trecho central da rodovia, o ministro pediu para que a população fique “tranquila”. “Confiem no presidente Lula. Nós vamos fazer a BR-319, porque ele nos prometeu que irá recuperar toda a estrada”, afirmou. Alfredo lembrou que o Ministério dos Transportes está asfaltando do Km 0 ao Km 250 e em 30 quilômetros, no trecho entre Humaitá e Manaus. (Reafirmo, como petista de carteirinha, meu desacordo com essa polêmica obra, cuja licença ambiental vem sendo negada por um Ibama consciente - até quando não sei!).

As obras do trecho inaugurado ontem foram executadas pela SAB Construtora, Construtora Castilho e pelos 5º e 7º Batalhões de Engenharia (BECs) do Exército Brasileiro. As informações são da assessoria do MT.

Fonte: A Crítica

Nenhum comentário: