março 14, 2010

Versão sensacionalista da mídia mineira esconde as causas da fatalidade que vitimou duas crianças


As contradições em nossa sociedade são várias. Uma delas é que existem inúmeros imóveis, terrenos desocupados; enquanto milhares de família não possuem moradia. Um desses terrenos, 40 hectares abandonados no bairro Céu Azul (BH-MG), está sendo ocupado por quase 1000 famílias sem teto. O vídeo mostra o porquê da ocupação Dandara, realizada no último dia 09 de abril (2009), organizada pelas Brigadas Populares, MST e Fórum de Moradia do Barreiro.

***

Nota do blog: Duas crianças morrem numa ocupação em Belo Horizonte e a mídia mineira procura um culpado. Guardadas as devidas proporções, essa tragédia lembra uma outra. Há mais de quarenta anos uma ilha do Caribe sofre o mais vergonhoso embargo econômico da história da humanidade. A culpa dessa ultrajante medida liderada pelos EUA vem sendo atribuída ao governo comunista, que não quer acordo com a "democracia" norte-americana.

NOTA À SOCIEDADE

Beatriz e Estefany, duas crianças da Ocupação Dandara, mártires da injustiça social

Na madrugada deste domingo (14/03/10), duas crianças, Beatriz (8 anos) e Esthefany (6 anos), morreram carbonizadas pela queima de um barraco de madeira na Ocupação Dandara, bairro Céu Azul, Região Nova Pampulha, Belo Horizonte/MG. Conforme laudo pericial prévio do Corpo de Bombeiros, o incêndio foi acidental.

Antes de tudo, é preciso manifestar a imensa tristeza que acometeu toda a comunidade pelo ocorrido. Nesse sentido, aproveitamos para solidarizar-nos com o sofrimento dos familiares e amigos. Sofrimento esse aumentado pela forma como tem sido divulgada a notícia pelos grandes meios de comunicação de Minas Gerais. A imprensa mineira, de maneira irresponsável e repugnante, tem publicado notícias com o intuito de condenar Vera Lúcia, a mãe das crianças, e sustentando que a mesma estava bebendo no bar enquanto as crianças estavam sozinhas em casa.

Diante disso, damos conhecimento à população dos detalhes do ocorrido. Ontem, por volta das 23:00 horas, Vera Lúcia estava em sua casa com Beatriz e Esthefany, quando uma terceira criança, filho do seu cunhado que mora no lote vizinho ao seu, começou a chorar sentido a falta do pai, Alexandre. Vera, então, após ter deixado Beatriz e Esthefany dormindo no barracão, acompanhou o filho de Alexandre até um bar que fica próximo para encontrá-lo. Vera, assim que chegou ao bar para falar com seu cunhado Alexandre, avistou o incêndio na Dandara e retornou às pressas à comunidade. Quando Vera chegou ao local, não havia mais nada a ser feito. Vem-nos à mente e ao coração o lamento triste das irmãs de Lázaro: Senhor, se tivesses chegado antes, nosso irmão não teria morrido.

A partir do exposto, pergunta-se: Vera agiu com negligência ao deixar as crianças dormindo sozinhas? Sim. Agora, cabe a reflexão: Vera, uma mãe que, como tantas outras mães e pais que, cotidianamente, agem com displicência, tendo infelizmente acarretado um grave acidente que lhe custou a vida de duas lindas filhas, merece ser criminalizada pelos veículos de comunicação e pela Justiça Penal com tem acontecido? E pior, Vera tem sido criminalizada com a distorção da realidade, inclusive relacionando sua conduta ao uso de bebida alcoólica (o que não ocorreu), e com a omissão de informações imprescindíveis à compreensão dos fatos.

Lamentamos profundamente a postura dos canais de comunicação do Estado de Minas Gerais que lançam mão do sensacionalismo em prejuízo da verdade e, pior, em prejuízo da vida moral e social da companheira Vera Lúcia. Tais veículos não divulgam, por exemplo, que Vera Lúcia e seu marido, como muitas outras famílias de Dandara, ainda não haviam construído sua casa de alvenaria temendo a ação ilegal da Polícia Militar de Minas Gerais que, arbitrariamente, impede a entrada de material de construção na comunidade que detem a posse legítima da área. Não fosse essa ação ilegal da PM/MG, amplamente denunciada pela Comissão Jurídica de apóio à Dandara nos órgãos e instituições competentes, essa fatalidade provavelmente não teria ocorrido. A ação/omissão do Estado torna verdadeiro martírio e agrava o doloroso compasso de espera de quase 900 famílias pobres de Dandara.

O prolongamento da situação de insegurança da posse, as arbitrariedades da Polícia, a intransigência da Prefeitura em negociar, enfim, as injustiças que pesam sobre as famílias de Dandara são as verdadeiras responsáveis pela fatalidade que transformou essas duas crianças em mártires. É preciso compreender todo o conflito social que envolve a ocupação Dandara antes de emitir juízos precipitados sobre fatos como esse.

Assim, solicitamos encarecidamente aos jornais e emissoras de rádio e televisão que ainda guardam algum compromisso com a verdade que corrijam as informações divulgadas ainda neste domingo, de modo a diminuir a forte dor que ora recai sobre a família das vítimas e demonstrando quem são os verdadeiros responsáveis pelo ocorrido. Tal postura, ainda, evitaria futuras ações judiciais com objetivo de assegurar direito de resposta e indenização por danos morais.

No mais, reafirmamos nossa profunda solidariedade com a família, especialmente com Vera Lúcia, mãe de Beatriz e Esthefany. Nesse sentido, advogados do Grupo de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade e da Frente Antiprisional das Brigadas Populares estão empenhados na pronta soltura de Vera que até o momento se encontra encarcerada no Ceresp Centro-Sul.

Não nos cumpre ocultar os erros de Vera com esta Nota, entretanto toda mulher é maior que seus erros e a vida deve estar acima de todas as coisas. Em cada um de nós, fica do triste evento o grande desafio para que nos empenhemos cada vez mais na busca de uma solução justa para Dandara e suas famílias.Hoje, a terra de Dandara foi banhada pelo sangue de duas crianças, que esse sangue possa frutificar na construção do dialogo e no fim da injustiça social que ainda assola essa comunidade.

Beatriz e Esthefany, Dandara jamais esquecerá de vocês!

Nenhum comentário: