abril 23, 2010

Abrasme pisa na jaca


linoten 21 de abril de 2010(Nilo Neto, militante da luta antimanicomial, autor deste vídeo, é também o pai da idéia da Parada do Orgulho Louco, nascida em 2004 e que se disseminou pelo país. O Amazonas foi o primeiro estado a realizar este evento, que contou com o apoio da Rede de Amizade & Solidariedade às Pessoas com HIV/Aids e da Associação de Gays, Lésbicas e Travestis do Amazonas). 

***

Nota do blog (1): Amazonenses, da capital e do interior, olha quem está neste vídeo! Cid Pimentel, ex-secretário de saúde de estado do Amazonas, nos anos 1980, no governo Amazonino Mendes. Época de crises sucessivas na área de saúde. Os secretários não esquentavam a bunda na cadeira. Alta rotatividade. Eis que Pimentel se aboleta na cadeira. Nunca os cofres públicos foram tão generosos. Natural de São Paulo, todos os fins de semana o secretário passava os finais de semana com a família. Um luxo bancado com o teu dinheiro, ó generoso contribuinte! Pimentel havia se destacado no desmonte de uma das mais cruéis instituicões psiquiátricas do país: o Hospital Juqueri, em Franco da Rocha São Paulo. Mais tarde iria assessorar a ministra Zélia Cardoso (aquela que confiscou a poupança dos brasileiros). O episódio que resultou na minha "alta" do hospital psiquiátrico contou com a participação do ilustre personagem. Um movimento corporativo, disposto a canibalizar quem contrariasse seus interesses, através de um abaixo-assinado de 14 médicos pede minha cabeça. Apenas um médico ficou de fora da armação, pra não reforçar a opinião do dramaturgo Nelson Rodrigues, para quem toda unanimidade é burra, he! he! he! Numa reunião relâmpago, Pimentel aceita o pedido com uma frase lapidar: "É uma questão de lógica matemática; você está fora meu caro!". Entrar no mérito da lógica da exclusão neca de pitibiriba! Dias depois manda me chamar no confortável apartamento em que se instalara no antigo Hotel Amazonas, onde compareci na companhia da enfermeira Eliana Cássia de Souza e do psicólogo Gilberto Batista, os últimos remanescentes que sobraram no barco da reforma psiquiátrica que iniciamos entre 1979/1980 (nem todos faziam a mesma viagem). Resumo da ópera: recusei um convite para coordenar a saúde mental do Estado do Amazonas, por absoluta falta de clima. Fui peremptório: "Nem que a vaca tussa!". Nem mesmo o pedido do estimado Marcos Toledo de Ferraz, ex-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (quando essa instituição ainda não havia descambado para o mais deslavado conservadorismo, exceções de praxe), me fez mudar de idéia. Só aceitei um novo convite para assumir a coordenação estadual de saúde mental em 2003, onde fiquei até 2007, por amor à causa. Em causa, a vergonhosa estagnação da reforma psiquiátrica, que patinou durante todos os anos 1990. O movimento corporativista conseguiu esfrangalhar as conquistas dos anos 1990. Sem perspectiva, esvaziou-se ao esgotar seus interesses miúdos: não há nenhum remanescente daquele período no campo da saúde, nem dentro, nem fora do hospício.

Nota do blog (2): Vou poupar o meu latim quanto ao depoimento de Walter Ferreira, da UFSC/Abrasme (esta última - associação brasileira de saúde mental - tida por alguns dos seus militantes, acadêmicos e não acadêmicos como uma terceira via do movimento de luta antimanicomial). O personagem, salvo engano, é presidente da entidade. Embora sua posição seja oficial e reflita o conjunto do pensamento dos seus associados, conheço alguns que não rezam na mesma cartilha. Mas, cá prá nós, que papelão! Às vésperas da Conferência Nacional de Saúde Mental, o gajo resolveu dar um tiro no pé. Com a palavra a Abrasme. A que vieste, ó co-irmã?

Um comentário:

Nilo Neto disse...

Ai meus caros, quem supunha pequena resenha em video, revelasse tamanha contenda, entre os idos e nao vindos. Aqui se tenta que muitos queridos, usuarios, familiares e trabalhadores, puderam mostrar um pouco de sua luta. Quem dera, pelo Brasil afora, muitos outros pudessem fazer o mesmo. Mesmo assim, segue o agradecimento e apoio, do espaço tao caro, construido pelo saudoso Rogelio e companheiros amazonenses. Espero em breve reve-los todos em Brasilia. Saudaçoes antimanicomiais. Nilo Neto - louco e video maker.