abril 21, 2010

Expedição de canoagem pela preservação ambiental e pelo tombamento do Encontro das Águas

Expedição de Canoagem / SOS Encontro das Águas
Fotos: Valter Calheiros - Encontro das Águas - Manaus-AM, 2010


Pedro Hamilton, presidente do Sindicato dos Pescadores de Manaus (camisa vermelha)
De Manaus até Belém em canoas

A Caravana percorrerá todas as cidades e vilas ribeirinhas do rio Amazonas

A 1ª Expedição de Canoagem do Amazonas partiu ontem de Manaus rumo a Belém, ponto de chegada da caravana de canoas. Integrantes do Movimento SOS Encontro das Águas, responsável pelo pedido de tombamento do Encontro das Águas junto ao Ministério Público Federal (MPF), participaram da largada da caravana. Moradores do bairro Colônia Antônio Aleixo, representantes do Sindicato dos Pescadores de Manaus e pessoas ligadas ao movimento receberam os canoistas – a maioria deles de fora do Amazonas –, que manifestam apoio à iniciativa do tombamento. A expedição partiu do Porto da Ceasa e se encontrou com os moradores na praia da reserva Reserva Soka Gakai, na Colônia Antônio Aleixo, na Zona Norte.

Entre os canoistas da expedição há apenas um amazonense, Nivaldo Cordeiro, 27, morador da Colônia Antônio Aleixo. Nivaldo estava entusiasmado com a iniciativa conjunta dos moradores e dos canoistas em defesa do encontro das águas. Ele destacou a necessidade de se lutar pela preservação ambiental da região e da importância de associar a prática da canoagem à luta dos moradores do bairro.

A expedição da qual participa o amazonense tem previsão de durar 25 dias. Ela vai até Belém. Os canoistas vão remar durante oito horas seguidos e aportar em comunidades ribeirinhas, onde farão palestras sobre preservação ambiental e distribuir panfletos em defesa do tombamento do encontro das águas.

Recuperação

Para a bióloga Elisa Wandell, a Reserva Soka Gakai é o exemplo de que as áreas à margem do rio Negro, mesmo as degradadas, podem ser recuperadas. “Esse é um local lindo. Se aqui é uma área preservada, porque não podemos fazer a mesma coisa em outras áreas ao redor?”, indagou a bióloga.

A Caravana, que percorrerá todas as cidades e vilas ribeirinhas do rio Amazonas, de Manaus até Belém, divulgará o esporte a remo como mecanismo de inclusão social e realizará atividades de educação ambiental como, por exemplo, a importância da preservação do Encontro das Águas.

O processo de tombamento do Encontro das Águas encontra-se em análise no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan). O pedido foi feito em 2008, mas, na avaliação do MPF o processo enfrenta morosidade. Daí o fato de o órgão judiciário ter entrado com a ação na justiça federal para agilizar o processo de tombamento.

Fonte: A Crítica
Posted by Picasa

Um comentário:

pedro disse...

ilustre guerreiro parabens estamos sentido sua falta e pedimos a Deus que sua restauração de saude seja o mais breve possivel.
queremos parabenizar tambem a todos os companheiros do S.O.S,que a cada dia se esforçam para lutar em defesa do que é nosso o encontro das aguas e o lago do aleixo dizendo não ao porto das lages naquele local na boca do lago do aleixo não esquecendo o nosso maguinifico MPF/AM,que deu o tombamento provisorio do encontro das aguas.
Para nós do SINDPAMAN-AM,foi uma honra ter participado da 1ª caravana de canoagem manaus/belem onde a AMAZON/SAT com maestria está transmitindo ao vivo esta aventura esportiva e apoiando nossa luta que te abençoe.
ass. Pedro Hamilton Prado