abril 20, 2010

I Expedição de Canoagem do Amazonas (Encontro das Águas-Manaus/Belém)


amigosdemanaus 28 de fevereiro de 2009SOS Encontro das Águas e um movimento social que surgiu como resposta da sociedade civil manauara contra a construção de um porto no encontro das aguas do Rio Negro com o Solimões, no Estado do Amazonas, Brasil.
Para mais informações: http://rogeliocasado.blogspot.com 

***


"Os povos do Rio Amazonas exigem a preservação do Encontro das Águas"
 
A I Expedição de Canoagem do Amazonas (Encontro das Águas/Belém)  largará hoje, às 9 h, do Encontro das Águas (Ilha Xiborena). Haverá um barco regional para conduzir a imprensa, e que acompanhará a Expedição até o Rio Preto da Eva.
A recepção do movimento SOS Encontro das Águas aos celebres Canoístas será às 9:15 h da Reserva Soka Gakai.
A Caravana, que percorrerá todas as cidades e vilas ribeirinhas do rio Amazonas, de Manaus até Belém, divulgará o esporte a remo como mecanismo de inclusão social e realizará atividades de educação ambiental como, por exemplo, a importância da preservação do Encontro das Águas.
SOS Encontro das Águas
* * *




Pela Preservação do  Encontro das Águas como Patrimônio Cultural e Natural e pela criação de Unidade de Conservação
O Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, formadores do rio Amazonas, é uma das maravilhas naturais do Brasil, e que deve ser preservado para que os povos no presente e no futuro de todo o mundo desfrutem das riquezas naturais e culturais dessa paisagem que é o símbolo maior da natureza e dos povos Amazônidas.
Apesar da importância ecológica e cultural do Encontro das Águas, a empresa Log-In Intermodal pretende construir nesta região o super-terminal portuário intitulado “Porto das Lages” que causará imensos impactos socioambientais à região. Este Terminal Portuário irá degradar paisagisticamente o principal cenário turístico da região Amazônica que é o Encontro das Águas. Destruirá sítios arqueológicos e históricos do Encontro das Águas onde se instalaram os primeiros núcleos indígenas na região e onde se iniciou o povoamento da cidade de Manaus. Degradará o belíssimo sítio geológico Ponta das Lajes, constituído por uma raríssima falésia e um imenso afloramento de laje arenítica situado nas margens do Encontro das Águas, e que foi declarado Patrimônio Geológico Brasileiro. O Porto das Lajes irá provocar assoreamento e poluir, quimicamente e biologicamente os recursos hídricos locais, afetando diretamente a qualidade da água na estação de captação que está sendo construída pelo governo do Estado do Amazonas para abastecer 500 mil pessoas da zona leste de Manaus. Colocará em risco a grande biodiversidade e o grande centro de reprodução aquática que é o Encontro das Águas, impactando os recursos pesqueiros. A construção do terminal portuário poderá poluir e assorear o lago do Aleixo e a bela área de pesca e lazer da população manauara e da histórica Colônia Antônio Aleixo, comunidade originada pelo antigo Hospital Colônia para pessoas atingidas pela hanseníase.
Os povos do Rio Amazonas exigem:
1 - Que o Porto das Lajes não seja construído no Encontro das Águas devido à importância ecológica, econômica e cultural desta região para o Amazonas e o mundo.  Que os órgãos ambientais não licenciem a instalação de atividades impactantes na região do Encontro das Águas e do Lago do Aleixo.
2 - Que o Encontro das Águas seja transformado pelo Instituto Chico Mendes (MMA) em Unidade de Conservação de Uso Sustentável, na categoria de Área de Relevante interesse Ecológico (ARIE), para as comunidades locais.
3 - Que as áreas degradadas do Encontro das Águas sejam recuperadas e os dejetos lançados na região sejam tratados.
4 - Que o Encontro das Águas seja Tombado (preservado) pelo Ministério da Cultura e seja declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

Movimento “SOS Encontro das Águas”
I Expedição de Canoagem de Manaus à Belém
sosencontrodasaguas@gmail.com                                               Rio Amazonas, Abril de 2010                         

Nenhum comentário: