abril 20, 2010

Leonardo Boff impedido de fazer palestra em conferência de saúde mental

I Congresso Brasileiro de Centros de Atenção Psicossocial
Foto: Rogelio Casado - São Paulo-SP, 2004

Roberto Tykanori, Regina Benevides, Leonardo Boff, Pedro Gabriel Delgado
Informativo  Notícias 2010  Leonardo Boff é impedido de fazer palestra

Notícias 2010

Leonardo Boff é impedido de fazer palestra na II Conferência Municipal de Saúde Mental de Petrópolis


Um ato de desrespeito à liberdade de expressão marcou o primeiro dia da II Conferência Municipal de Saúde Mental de Petrópolis, realizada nos dias 07 e 09 de abril no auditório da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). O escritor e filósofo Leonardo Boff, principal pensador da chamada Teologia da Libertação, foi impedido de fazer sua palestra “O Cuidado em Saúde” na mesa de abertura do evento.
Indignados com tal fato, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH) - do qual Boff foi fundador – e o CRP-RJ – representado pela conselheira Samira Ibrahim Younes (CRP 05/7923) – elaboraram uma moção de desagravo que foi aprovada pelo plenário do evento, incluída nos anais da II Conferência e lida pela mesa.

Na mesma ocasião, o CDDH distribui uma carta em solidariedade a Boff. O CRP-RJ, por sua parte, faz público o seu descontentamento perante tal cerceamento de direito de fala de tão importante pensador brasileiro e ratifica seu apoio a Boff.

Leia abaixo a moção de desagravo lida no evento:

Queremos expressar nosso descontentamento, indignação e repúdio ao ato inquisitorial de cassar o direito à expressão de um dos maiores pensadores vivos e orgulho da nossa cidade, o escritor e teólogo Leonardo Boff.

Tal ato não só reflete uma forma autoritária de poder, mas também contribui radicalmente para o adoecimento social na medida em que priva a circulação de ideias e princípios fundamentais para a solubilidade comunitária e garantia dos direitos humanos.
Assim, nos solidarizamos, não só com nosso amordaçado mestre, mas com todos aqueles que, ao longo da história, se viram privados de sua própria voz.

Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH)
Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ)


Veja a carta distribuída pelo CDDH:

Em solidariedade a Leonardo Boff

Prezados Companheiros e Companheiras,

Nós, do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, escrevemos esta carta em solidariedade ao companheiro Leonardo Boff. Lamentamos que sua palestra, “O Cuidado em Saúde”, que seria realizada na abertura da II Conferência Municipal de Saúde Mental, tenha sido cancelada por razões que cabe à organização esclarecer.

Muitos dos que estão presentes n o evento hoje são parceiros históricos do CDDH nas lutas junto aos empobrecidos e marginalizados de nossa sociedade. Parceiros que militam pela implementação da reforma psiquiátrica no Brasil, lutando para que não seja apenas uma lei dentre outras, mas sim uma garantia de práticas de cuidado que potencializem a vida.

Estamos certos de que a palestra de Leonardo Boff traria novos elementos para esta luta, problematizando práticas clichês ao perguntar: O que é ética? O que é cuidado? Como podemos, efetivamente, incluí-los em nossas práticas com os usuários da rede de saúde mental? Estes que são a razão de ser de nossas ações!

Com vocês, companheiros e companheiras, partilhamos a solidariedade ao nosso companheiro de tantas lutas em prol das pessoas empobrecidas e colocadas à margem da sociedade, onde certamente se encontra a maioria dos usuários da rede de saúde mental de nosso município.

Fraternalmente,
Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis.


15 de abril de 2010

Fonte: Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: