abril 26, 2010

O PT, seus intelectuais e os projetos para a Amazônia


Xochicuautla y la autopista from desinformémonos on Vimeo.
Este corto expone los problemas que viven en la comunidad mexicana de Xochicuautla al imponerse el desarrollo de una autopista que destruirá gran parte de su reserva forestal que alimenta los pozos de agua de la comunidad.

La comunidad se ha organizado y está luchando para que el proyecto sea cancelado. 

***

Nota do blog: O Partido dos Trabalhadores do Amazonas marchará com o Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento na eleição para o governo do estado. Os que deixaram o barco do PT têm farta matéria para colocar seus ressentimentos em dia, dentro da linha "o PT não é mais aquele". Afirmam sentir-se humilhados com as escolhas do partido, com a perda dos seus ideais históricos, mas surpreendentemente, não raro, suas escolhas são tragicômicas. Vítimas de uma sociologia empírica e historicista buscam ninhos estranhos à sua própria trajetória intelectual. Tais decisões geram "feridas narcísicas", embaladas numa surpreendente sensação de superioridade. Mas ela é paradoxalmente fundada na consciência do caráter miserável de suas opções. A propósito, é o papel dos intelectuais do PT que me preocupa, não as escolhas nascidas de um coletivo, que refletem um conjunto de interesses regionais e supraregionais. Aqui não deve ter vez o academicismo, o elitismo e as visões pretenciosas que fomentam a violência simbólica. O apoio ao ministro deve ser sustentado numa (re)visão crítica de seus projetos, sobretudo os que podem contribuir para alterações dramáticas para o futuro da região. Nossas necessidades não podem assumir a forma de um determinismo regional. Em causa, mais do que o "jogo" ou nosso senso prático, está o combate à alienação e sua inscrição no horizonte da Amazônia que queremos. Quanto à ética que deve nos guiar, certamente não é a do ressentimento nem das falsas transcendências, mas a dos ideais de emancipação, se queremos uma justa distibuição dos poderes simbólicos. Pela imediata revisão dos projetos rodoviários para a Amazônia Ocidental! Por mais portos hidroviários!

2 comentários:

Anônimo disse...

Se liga Rogélio, achas que apoiando o Alfredo ele vai dar ouvido às "propostas petistas para o desenvolvimento do Amazonas ?"

Primeiro que essas propostas não existem porque, salvo o brilhantismo de um ou outro intecetual petista, o PT não tem na sua agenda de dicussões de base pautas como amazônia, até porque falta competência intelectual da militância mesmo. A não ser que tu estejas se referindo aos teus delirios ambientais de gozo próprio e achas, com essa tua inocência medíocre, que o Alfredo, assim que eleito, vá dar atenção às tuas bobagens, só pode ser mesmo.

Segundo lugar, mesmo se houvese tal proposta petista, o Buchada não ia dar ouvidos, porque ele sempre cagou e andou pro PT, a relação dele é com Lula e não com PT, qualquer idiota sabe disso.

E é isso! Viva a 319!

ps: no final o PT acabou sendo partido de cacique, cacique barbudo por sinal..

PICICA disse...

Que é isso companheir@! O PT não só tem propostas para a Amazônia, como algumas delas são semelhantes ao do ministro Alfredo Nascimento. Sou voto vencido, querid@! Mas, não deixo de dar picica. Geralmente, não publico mensagens que depreciam o interlocutor. Faço-o, neste caso, por uma questão didática: a estupidez humana não escolhe gênero, nem classe social. Sai do muro do anonimato e vem pra arena do debate, ó indigitada criatura! Macacos me mordam, se eu não conheço as mãozinhas que batucaram essas linhas ásperas. No limbo estás, no limbo permanecerás.