abril 21, 2010

Por amor a Manaus

Centro Histórico de Manaus
Nota do blog: Duas notas da coluna Claro & Escuro e o artigo de Lino Chíxaro, no Diário do Amazonas, ensejam a presente nota. As duas primeiras comentam movimento liderado pela Federação do Comércio e Turismo de Manaus, através do seu presidente José Roberto Tadros. Na pauta da discussão o esforço para evitar que a construção do monotrilho afete o Centro Histórico de Manaus. José Roberto Tadros ganhou respeito de setores de opinião pública, entre outras coisas, quando à frente do SESC abriu espaço para o teatro experimental de Márcio Souza, conhecido como TESC, um dos nossos mais importantes patrimônios culturais. Na nota, esse estimado empresário amazonense reafirma a importância da obra e apela para que o monotrilho margeie o rio Negro, única maneira de evitar uma intervenção urbana desastrada, como a que está proposta no projeto da empresa contratada para o empreendimento. Já o artigo do meu estimado amigo Lino Chíxaro, repercute uma carta do presidente do Implurb, Manoel Ribeiro, que valoriza o empenho deste respeitado advogado em seus artigos na abordagem pela "mobilização da sociedade e a criação do sentimento de defesa de Manaus". Aliás, de um modo geral, nunca os colunistas do Diário do Amazonas batucaram tanto em seus teclados em defesa de Manaus. Macacos me mordam se este não for o sinal para que esse prestigiado jornal tome o mesmo caminho que o jornal A Crítica, primeira empresa jornalística a sair em defesa do Encontro das Águas, nosso principal patrimônio paisagístico, ameaçado pela construção de um terminal portuário por uma empresa subsidiária da VALE. Os colunistas do Diário estão todos comprometidos em salvar o Centro Histórico de Manaus. É o que se lê nos artigos de Felix Valois, Paulo Figueiredo, Odenildo Sena e Lino Chíxaro. O que falta para o Diário assumir publicamente a defesa do Centro Histórico de Manaus, ameaçado pelo traçado proposto para o monotrilho manauara? Estou certo de que os companheiros do movimento SOS Encontro das Águas, os remanescentes da Associação Amigos de Manaus e tantos outros estão prontos a participar da defesa coletiva do patrimônio contido no quadrilátero histórico de Manaus. Falo com a autoridade de quem participou de um esforço coletivo que agregou segmentos representativos da opinião pública na construção da Associação Amigos de Manaus, quando a cidade foi ameaçada pela construção de um camelódromo em pleno coração da cidade. Quanto ao novo traçado do monotrilho, chame-se o arquiteto João Bosco Chamma, que lidera um grupo de profissionais capaz de esclarecer porque o traçado proposto ameaça nossa história e quais as soluções para um novo traçado. É isso aí!
Posted by Picasa

2 comentários:

luane steffane silva maia disse...

bom ok eu tenho a fala que manaus fico muito bonito depois dessa trans formaçao gostei muito mas deviam fazer mas e mas eu sei que a prefeitura consegue e vai fazer o melho por manaus eu sou paraense mas tenho orgulho em mora em manaus bom manaus voce e tudo parabens

luane steffane silva maia disse...

manaus vc e tudo. aki ganhei um carro e estou preste a uma casa obrigado manaus vc faz diferença na minha vida,vc e uma cidade
linda encantadora e muito capaz de almenta ate 2014 ate a copa vc vai fica mas linda mas encantadora vc e capaz disso eu sou paraens mas tenho orgilho de mora aki parabens continue sempre assim