maio 25, 2010

"Barão de Quinet"

Postada em imagens.travessa.com.br
Nota do blog: Antônio Quinet é psicanalista, psiquiatra e doutor em filosofia pela Universidade de Paris VIII. É autor, entre outros, de As 4 + 1 condições de análise, Teoria e Clínica da Psicose, A descoberta do inconsciente, Um olhar a mais, Psicose e Laço Social, Estranheza da Psicanálise. Aos que se interessam pelo enlaces entre psiquiatria, psicanális e reforma psiquiátrica, leitura obrigatória.

Conheci-o em meados dos anos 1980 na casa do arquiteto Roger Abrahim, quando ele passava por Manaus a caminho de Caracas, onde faria uma conferência. Nessa época, Quinet residia na França. Ali foi analisando de Lacan.

Vinte anos depois, encontramo-nos no lago de Janauarilândia. Nesse paraíso, a 15 minutos de Manaus, por via fluvial, costumava ir aos fins de semana comer tambaqui na brasa no restaurante Rainha da Selva.

Quase não o reconheci. Metido num traje que mais parecia um lorde inglês, lá estava o nosso Quinet. Aproveitamos o resto daquele belo domingo de sol para passear na minha voadeira (barco de alumínio com um motor de 40 hp) e tomar banho no meio do rio Negro.

Encharcados fomos parar no majestoso Teatro Amazonas. Quinet encerrou o dia protagonizando uma pequena peça de apresentação do teatro, no papel de "Barão de Quinet". Explicando melhor: os atores convidavam ao palco alguns visitantes para fazer personagens de época. O dia era de Quinet. Como lorde ou como barão, saiu-se muito bem este príncipe da psicanálise, que você pode assistir na postagem anterior falando de "Oidipous, Filho de Laios", de uma peça da Cia. Inconsciente em Cena. Grande Quinet!
Posted by Picasa

Nenhum comentário: