maio 26, 2010

Caravana "SOS Encontro das Águas" percorre o território que irá sofrer danos socio-ambientais se for construído um terminal portuário, a 18 km de Manaus



RogelioCasado 26 de maio de 2010 — Movimento SOS Encontro das Águas reune artistas, intelectuais, sindicalistas, comunitários, religiosos, professores e estudantes amazonenses na luta pelo tombamento do Encontro das Águas (rio Negro e rio Solimões se unem para formar o rio Amazonas), em território brasileiro, ameaçado pela construção de um terminal portuário por uma empresa subsidiária da VALE.

 
RogelioCasado 26 de maio de 2010 — O poeta Tiago de Melo e o escritor Tenório Telles na Caravana fluvial "SOS Encontro das Águas", que luta contra a construção de um porto na região do Encontro das Águas, a 18 km de Manaus. A empresa construtora é subsidiária da VALE. O movimento social quer o tombamento do Encontro das Águas como patrimônio nacional.

Nota do blog: Observe com a atenção as imagens destes vídeos. Uma é panorâmica com traveling da Ponta das Lajes, mostrando a torre da Embratel (abaixo dela situa-se a Ponta das Lajes, onde desovam os jaraquis - peixe que abastece a mesa de famílias pobres), a mata preservada pela Soka-Sagai, a antiga Alumazon (onde foi construída, em lugar inapropriado, a adutora que levará água para 400 mil habitantes da Zona Leste), o igapó onde uma subsidiária da VALE tem a pretensão de construir um terminal portuário, e a boca do lago do Aleixo. Neste igapó desovam várias espécies de peixe da região. A outra é um traveling que faz o percurso anterior - da Ponta das Lajes até a boca do Lago do Aleixo -, desta vez com o poeta Tiago de Melo e o escritor Tenório Telles observando o território onde a pretensão do capital predatório trará graves problemas socio-ambientais caso seja construído o terminal portuário das Lajes. Tais problemas irão somar-se aos já existentes, provocados pela expansão do Polo Industrial de Manaus, como a poluição do lago do Aleixo, que abastece o consumo de peixe de muitas famílias do bairro Colônia Antônio Aleixo. E para piorar ainda mais, o Encontro das Águas sofrerá danos irremediáveis. O movimento SOS Encontro das Águas quer o tombamento desse patrimônio natural. Aceita-se ajuda internacional. E-mails para este blog. Gracias! Thank you! Merci!

Nenhum comentário: