maio 30, 2010

Fotografias do 18 de Maio de BH

Acervo 18 de Maio BH
Nota do blog: Veja as fotografias do 18 de Maio (Dia Nacional da Luta Antimanicomial) de Belo Horizonte.
Acesse http://antimanicomialbh.blogspot.com/

DESCER A ESPÍRITO SANTO

O poeta Rômulo Paes deixou a célebre frase “Minha vida é esta, subir Bahia, descer Floresta!”

No Dezoito de Maio, entre tensões e expectativas, o frio na barriga antes de pisar na Avenida, tem emoções e sentimentos que nos aproximam e nos faz coletivo pelo sentido que a experiência provoca.

Seguir a Afonso Pena até a Álvares Cabral para subir a Augusto de Lima, parece uma eternidade. Entre o riso, o jogo, passando pelos cruzamentos, o cuidado com os carros, entre um aceno e outro, segue o cortejo.
Hora da descida, todo santo ajuda, até o São Doidão!

E entramos no percurso mais esperado da manifestação: Descer a Espírito Santo!
O som reverbera por causa dos prédios, o corpo vai sem muito esforço e fica fácil cantar e ver melhor quem está por perto. Os olhos festejam a chegada à esquina com a Goitacazes do lado esquerdo.

Lá está a nossa fã número um, a senhorinha a jogar beijos, dançando com a gente numa das janelas do primeiro andar. Nos últimos anos, sempre ali esteve e nesse 2010, além dos beijos generosos, voaram papéis coloridos. E quem está no asfalto retribui emocionado, pois afinal, chegou o dia de se ver mais uma vez!
 
Enche os olhos ver as crianças na grade da Escola Delfim Moreira. Olhares atentos, acenos tímidos, a aproximação e a entrega de um panfleto! E a gente se pergunta: O quer será que ele vai contar em casa? Aqueles meninos e nós, nunca mais seremos os mesmo! Agora somos encantados!

Não tem como não sentir o prédio da Tupis, número 149, uma festa! Como chove naquele pedacinho de mundo de janelas cheias de gente nos 17 andares!!! Papéis e papéis e mais papéis...

E logo adiante já se pode dimensionar o tamanho do evento ao ver as primeiras alas lá embaixo, retornando á Afonso Pena ou o contrário: Quem já chegou á Afonso Pena, fica meio perplexo ao olhar lá em cima na Espírito Santo. Nesse ponto exato do desfile, dá prá senti r o tanto que essa coisa de gente andando junta, sonhando junta e fazendo coisa junta tem força e pode transformar!

Descer a Espírito Santo no Dezoito de Maio é tudo de belo!

Marta Soares 
Fonte: 18 de Maio BH

Nenhum comentário: