maio 20, 2010

Usuário de saúde mental não tem assento na abertura da Conferência de Saúde Mental do Amazonas



RogelioCasado 5 de maio de 2010 — Nivaldo de Lima, o fotógrafo dos esquecidos, capta com sua lente, no espaço urbano, a formação de novas paisagens psicossociais. Os habitantes desses espaços tiveram seus mundos desmanchados. Vivem a compor e decompor seus territórios. Através de diferentes estratégias criam novos modos de existência. Tudo para escapar dos hospícios-nossos-de-cada-dia.

Nota do blog: Com a substituição, de última hora, da Comissão Organizadora da II Conferência Estadual de Saúde Mental o evento não poderia ter começado pior. Na mesa de abertura não havia representantes da universidade, do conselho estadual de saúde e, pasmem, dos usuários de saúde mental, principal protagonista na conquista da IV Conferência Nacional de Saúde Mental. Foram eles que no dia 30 de setembro de 2009 realizaram a Marcha à Brasilia por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial. Duas mil e quinhentas pessoas, entre usuários, familiares e técnicos de saúde mental conseguiram sensibilizar o presidente da república a convocar o evento. No Amazonas, eles não conseguem ter assento numa conferência da qual são os principais protagonistas, sendo tratados como co-adjuvantes. Pra piorar mais ainda, o Secretario Estadual de Saúde, na fala de abertura, reconhece a dívida do Estado para com o setor de saúde mental, afirma que "inclusive havia recursos para o setor", mas "contigências outras não permitiram a aplicação do recurso". Que curioso! Esse filme a gente já viu antes. Enquanto isso, Nivaldo de Lima vai fazendo a cartografia social dos abandonados pelas políticas públicas. Veja nos vídeos acima.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem, Rogelio, espero que possamos protestar contra isso lá na Conferência Nacional de Saúde Mental, pois aqui no Rio de Janeiro também não houve usuários na mesa de abertura, e, claro que dificilmente eles deixariam usuários na mesa de abertura lá em Brasília na Conferência Nacional de Saúde Mental.