junho 24, 2010

"Igual a você" - moradores de rua

Igual a Você - Documentário sobre moradores de rua from André Leite on Vimeo.

23/06/2010-19h41
Documentário produzido no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-C2), em Engenheiro Coelho - SP. Sob a direção e produção de André Leite, Miguelli Simioni, Deyvison Veloso e Cígredy Neves, "Igual a Você" conta a vida dos moradores de rua na cidade de Campinas, interior paulista.

Utilizando uma linguagem que busca aproximar o telespectador da realidade daquelas que moram nas ruas, "Igual a Você" faz rir, chorar e refletir. Uma produção universitária para a graduação no curso de Jornalismo do Unasp, em 2008.
(Aguardando para resolver questões de direito autoral com a trilha sonora do documentário).

Ficha Técnica:
- Roteiro e produção: André Leite, Miguelli Simioni, Deyvison Veloso e Cígredy Neves
- Imagens: Alexandre Vieira e Matheus Siqueira
- Direção de fotografia: Matheus Siqueira e André Leite
- Decupagem: Miguelli Simioni e Deyvison Veloso
- Montagem: Gabriel Ferreira
- Orientação: Ruben Holdorf
- Co-orientação: Tuiu Costa

Acesse: unasp.edu.br/ eoqha.net/ zumbaulo.tumblr.com

* * *

Nota do blog: Acima, um belo exemplo de documentário sobre moradores de rua de Campinas, produzido pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-C2). Abaixo, o mau exemplo da prefeitura de S Paulo no trato com a população de rua.

Promotoria investiga se Prefeitura de SP dá comida para morador de rua

O Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito civil para investigar como é feita a distribuição de alimentos aos moradores de rua na cidade.

O inquérito foi aberto pelo promotor de Direitos Humanos Eduardo Ferreira Valério para avaliar se o poder público está cumprindo com a obrigação legal de fornecer alimentação para a população de rua da cidade, que já chega a 13 mil pessoas, segundo o último Censo.

"Há uma lei municipal que dispõe que a prefeitura deve fornecer centros de convivência com alimentação e restaurantes comunitários", diz.

A abertura do inquérito foi motivada por uma reportagem publicada na Folha, no começo deste mês, que mostrava que o Conseg (Conselho de Segurança) de Santa Cecília decidiu procurar ONGs e restaurantes que distribuem alimentos para moradores de rua e pedir que parem.

Caso isso não aconteça, o Conseg pretende chamar a Vigilância Sanitária para vistoriar os locais. "Enquanto não se garantir por meio de políticas públicas o acesso de refeições diárias com segurança, não se pode tentar coibir o trabalho voluntário que muitos fazem", diz.

31/05/2010-18h21

Pesquisa aponta 13.666 moradores de rua em São Paulo

São Paulo tem 13.666 moradores em situação de rua, 4.960 a mais que em 2000, quando foi realizado o último censo.

Principais resultados do censo da população de rua
Principais resultados do perfil socioeconômico
Trajetória dos atendidos nos serviços de acolhimento
 
Os dados são de uma pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), encomendada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo.
A Folha revelou em março parte dos resultados da pesquisa, apresentada nesta segunda pela secretária e vice-prefeita Alda Marco Antonio.

A cidade tem cerca de 8.000 vagas de albergues e outros centros de acolhida (moradias provisórias, hotéis sociais, etc.). De acordo com o censo, 7.079 pessoas moram em algum desses equipamentos da prefeitura. Os demais 6.587 vivem nas ruas mesmo.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: