julho 24, 2010

Catalão pede socorro


O movimento SOS Encontro das Águas vem alertando que os limites do Encontro das Águas - onde nasce o rio Amazonas em território brasileiro, a partir do encontro dos rios Negro e Solimões - vai mais além do que registram os cartões postais.

A Comunidade da Costa do Catalão - Município de Iranduba faz parte do Entorno do Encontro das Águas.

O Catalão é uma comunidade afetada pelo fenômeno das terras caídas - erosão fluvial - onde a correnteza forte do rio Solimões  destroe as margens da comunidade.

Como o rio Amazonas é considerado um rio jovem, o fenômeno se estende pelas suas margens em quase todo o seu trajeto. Ao longo dos anos é possível verificar as mudanças provocadas pela erosão das margens dos rios, em alguns trechos dando lugar a praias antes inexistentes.

As fotografias da Comunidade do Catalão, aqui postadas, foram feitas no final de junho/2010 pelo fotógrafo Valter Calheiros. O que se vê é a redução do território, levada pelas águas, onde habitam comunidades tradicionais.
 
Por causa das terras caídas a população está solicitando à Prefeitura de Iranduba outro terreno em terra firme. Não precisa consultar a mãe Dinah para prever que a comunidade do Catalão está vivendo seus últimos anos de existência.

Contra um fenômeno natural a sociedade nada pode fazer, mas esta última pode fazer a diferença se apoiar o pedido de socorro da comunidade.   

O Catalão espera contar com o apoio d@s companheir@s do SOS Encontro das Águas e outros segmentos da sociedade civil organizada.


O Catalão espera, também, contar com o apoio do seu filho mais ilustre: o músico Teixeira de Manaus. Seria pedir muito que outros músicos apoiassem nossos irmãos catalãos?

Veja outras fotografias do Catalão feita por Valter Calheiros, fotógrafo, integrante do movimento SOS Encontro das Águas.

4 comentários:

Marci disse...

Adorei suas fotos e gostaria de perguntar para você que conhece o local, que recursos de saúde dispõem os moradores na localidade?
Marcia
Porto Alegre
Rio Grande do Sul.

PICICA disse...

Marcia, na verdade as fotografias são de Valter Calheiros. Sobre a questão da saúde, até onde sei a população dessa região é atendida no proprio município de Iranduba-AM.

Unknown disse...

Olá, meu Mônica sou da área da geografia e gostaria de visitá-la e se possível realizar um estudo sobre os processos erosivos que ocorrendo e suas interferências na comunidade. Gostaria de saber como faço para falar com o sr. Valter Calheiros. Você pode me passar o contato dele?
Sds

PICICA disse...

Mônica, este é o endereço eletrônico do Valter: valter_calheiros@hotmail.com.