julho 29, 2010

Justiça Restaurativa no Brasil

Convida para o Colóquio:

Justiça Restaurativa no Brasil.
Próximos Passos

A cargo das Profas. Dras. Elizabeth Elliott e Brenda Morrison
Simon Fraser University, do Canadá

Segunda-feira, 02 de Agosto de 2010 - 9h30 às 12h
Secretaria da Justiça – Auditório Espaço da Cidadania – André Franco Montoro
Páteo do Colégio, 184 – Centro – São Paulo
Haverá tradução consecutiva
Entrada franca, mediante confirmação de presença pelos fones:
(11) 3397-1423, 3397-1447 ou 3397-1429
Se preferir por e-mail: fgama@prefeitura.sp.gov.br

Este Colóquio tem por objetivo analisar as bases conceituais da Justiça Restaurativa e sua aplicabilidade em diversos contextos. A experiência de 30 anos das duas especialistas em criminologia levou a um novo entendimento sobre o assunto. Aquilo que chamamos de “crime” ou “infração” é denominado “ofensa” no âmbito da Justiça Restaurativa, que trata de curar ofensas e relacionamentos rompidos, ajudando a construir valores e vínculos saudáveis, envolvendo um conjunto maior de pessoas no diálogo sobre o que realmente funciona em suas comunidades. A ordem social é construída a partir da base – um sentido de pertença à família, ao bairro, à escola, ao país. Esse trabalho de base leva tempo, mas produz resultados sustentáveis.

Com sua visita ao Brasil, as Professoras propõem o início de um produtivo diálogo Norte-Sul, com oportunidades únicas de colaboração entre estudantes, professores e profissionais, desse modo estabelecendo as bases de teorias e práticas inovadoras, capazes de levar à evolução da Justiça Restaurativa no Brasil e no Canadá.

Programa
• Origens da Justiça Restaurativa, seu desenvolvimento e perspectivas;
• Diferenças conceituais sobre crime e prevenção no âmbito da Justiça Restaurativa.

Palestrantes:

DRA. ELIZABETH ELLIOTT

Elizabeth Elliott, M.S.W., Ph.D é Professora Adjunta e Co-diretora do Centre for Restorative Justice da Faculdade de Criminologia da Simon Fraser University em British Columbia, Canadá. Trabalha em estabelecimentos prisionais e com justiça restaurativa desde 1981, primeiramente como agente social vinculada à comunidade e depois como palestrante para o sistema educacional prisional nas Penitenciárias Federais. É co-editora da obra New Directions in Restorative Justice (Willan, 2005), e autora de inúmeros artigos e capítulos sobre o tema.

DRA. BRENDA MORRISON
Brenda Morrison, Ph.D, é co-diretora do Centre for Restorative Justice e Professora Assistente da Faculdade de Criminologia da Simon Fraser University em British Columbia, Canadá. Ela vem do campo da Psicologia Social com experiência em educação ao ar livre, administração governamental e justiça restaurativa. Atua com foco em comunidades escolares. É co-diretora do Safe Schools and Communities Special Interest Group da American Education Research Association e membro do Comitê Científico do International Observatory of Violence in Schools.


Realização


Apoio Institucional



Palas Athena
Rua Leôncio de Carvalho, 99 - Paraíso - Tel (11) 3266 6188
www.palasathena.org.br

Nenhum comentário: