julho 21, 2010

Nova política de saúde indígena

Claudia Andujar

Saúde indígena pode ganhar secretaria especializada

(1'20'' / 314 Kb) - Os 400 mil indígenas que são atendidos pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) poderão ter acesso a uma nova política de saúde. Isso se dará, caso o Senado Federal aprove, até o dia 4 de agosto, o Projeto que prevê a criação de uma secretaria especializada, ligada diretamente ao Ministério da Saúde.

O Projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 7 de julho. No entanto, ainda não foi proposta nenhuma política de recursos humanos que contemple a realidade das comunidades indígenas, a maioria localizada em áreas de difícil acesso. Uma futura desvinculação provocaria a transferência de cargos em comissão e funções gratificadas para a nova repartição.

A criação da secretaria é uma reivindicação de diversas lideranças indígenas, que relacionam a corrupção às condições precárias de atendimento. No mês passado, uma ONG do estado de Rondônia foi acusada de desviar R$ 2.1 milhões de recursos recebidos da FUNASA.

Uma pesquisa financiada pelo Banco Mundial e divulgada em maio deste ano revelou que mais da metade das crianças indígenas menores de cinco anos têm anemia. Na Região Norte do país, o índice sobe para 66%. Entre as mulheres grávidas dessa região, 44% possuem anemia.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.
20/07/10

Fonte: Radioagência NP

Nenhum comentário: