julho 18, 2010

O Bicho morreu


invisiblechurch | 16 de julho de 2010
20 de julho de 2010 às 11hs . A rua será interditada para a ocasião.
Concentração à frente do CAPS Itapeva - Rua Carlos Comenale
Travessa da Rua Itapeva . Bela Vista

Venha gritar Surto!

O ato será filmado para o documentário:
Surto! O Bicho morreu.
A verdadeira história de Austregésilo Carrano
e para o Filme Queimado.

Surto é o principal grito de liberdade dos portadores de sofrimento psíquico criado por Carrano!

Flash mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada após o que as pessoas se dispersarão tão rápido quanto se reuniram.

Venham de branco e improvisem camisas de força para o ato.

Mais inform. Tel.: 11 38010035
deliriocoletivo.net

* * *


VENCEDOR DO EDITAL DO MINISTÉRIO DA CULTURA “NÓS NA TELA”

Documentário de curta-metragem:
“Surto! O Bicho morreu. A verdadeira história de Austregésilo Carrano”

O que
Flash Mob Surto

Tema:
Reforma Psiquiátrica e Luta antimanicomial

Data:
20 de Julho – 11hs AM – Rua Carlos Comenale
Bela Vista
A Rua será interditada para a ocasião.
Concentração a frente do CAPS Itapeva


A seguir:
Descrição da Flash Mob


Se houver interesse em conhecer o projeto na íntegra podemos enviar o material por correio eletrônico.


E contacte:

 (11) 38010035 – (11)98959285 – (11)85432591



O projeto SURTO tem a honra de convidá-lo a participar do grito surto* através de flash mob que vai acontecer dia 20 de Julho.

O ato será filmado para o documentário  Surto! O Bicho morreu.  A verdadeira história de Austregésilo Carrano e para o Filme queimado.


Austregésilo foi um dos maiores ícones do Movimento de Luta Antimanicomial no Brasil, Austregesilo Carrano, morto em Maio de 2008.

Intervenção urbana contra o eletrochoque!

20 de julho de 2010 às 11hs . A rua será interditada para a ocasião. Concentração à frente do CAPS Itapeva.
Rua Carlos Comenale . Travessa da Rua Itapeva . Bela Vista


*SURTO! é o principal grito de liberdade
dos portadores de sofrimento psíquico.

O Filme Surto! É um documentário de proposta estética apurada e ineditismo de recursos de roteiro e cuja inventividade audiovisual, fazem deste documento de arte, além de um instrumento de transformação social um forte concorrente em festivais nacionais e internacionais de cinema – conscientizando e divulgando a causa.

A denúncia não precisa ser indigesta aos olhos
e enfadonha aos sentidos. O bom gosto é aliado da arte.
E a arte é comparsa da verdade.


Nosso projeto tem por finalidade divulgar e efetivar as conquistas relativas às reformas psiquiátricas no Brasil e vão além do empenho em divulgar os argumentos de autoridades e partes envolvidas no processo de transformação sistêmica e conscientização social.

Estamos retratando em documento audiovisual de metragem curta, a fase da vida de Austregésilo Carrano Bueno* desconhecida: o que aconteceu com Carrano depois de ter vendido os direitos sobre seu livro autobiográfico “Canto dos Malditos” e as conseqüentes mazelas decorrentes de implicações de suas internações criminosas e tratamentos brutos.

Acenamos ao MASP para realizar a gravação da última cena do Filme, um clip da música Carrano, tema do filme. O clip é uma cena de dança teatro realizado em tomada única com atores que são portadores de sofrimento psíquico. Pretendemos montar o equipamento e cenário em ouço menos de uma hora e a gravação terá a duração de duas horas no total. A cena deve ser realizada ela manhã – horário da aula de teatro dos atires do CAPS Itapeva (Centro de Atenção Psicosocial).

Nosso objetivo é esclarecer a opinião da sociedade na luta pelo reconhecimento da necessidade de inclusão social dos portadores de sofrimento psíquico e da urgência execução das ações relativas a reforma psiquiátrica e o fim dos manicômios aos moldes estritamente confinatórios.

Compreendemos que por se tratar de um dos pontos culturais mais famosos de São Paulo, a gravação no vão do MASP somará força e credibilidade a este manifesto de arte.

*Austregésilo Carrano Bueno era autor literário, artista e principal ativista do Movimeto Nacional de luta antimanicomial, cujo romance autobiográfico inspirou o filme de Laís Bodanski “Bicho de sete cabeças” e que em vida, assim Antonin Artaud e tantos outros gênios, padeceu incompreendido.

Assim como a psiquiatra Nize da Silveira, e tantas outras referências ligadas à causa, manifestamo-nos denunciantes das formas agressivas de tratamento de nossa época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia, que são afrontas ao gênero humano,  limitando tantas potencialidades criativas a precárias condições de vida. 


A luta de nosso documentado faz observar que o confinamento unicamente medicamentoso, nos quais através de apenas inserção alopática sem nenhuma clínica ocupacional e terapia artística/alternativa associada ou amparo psicológico que o seja, não são capazes de reintegrar a saúde mental ao indivíduo complexo.

Com a verba oferecida pelo MINC para produção deste roteiro audiovisual e o apoio de pessoas física e jurídicas, pretendemos dar continuidade ao Projeto de Saúde Mental e Cinema Austregésilo Carrano e desenvolver um dos mais interessantes e contundentes documentos de defesa dos direitos dos portadores de sofrimento psíquico cujas vidas interrompidas, aprisionados em hospitais psiquiátricos de todo Brasil à mercê de uma utópica cura e porque não “mágica” melhora em seus estados existenciais.

Atenciosamente,

Dayan Paiva
Presidente da Associação Entreter

Nenhum comentário: