julho 25, 2010

O ENEAMA defende uma sociedade sem manicômios

I ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES ANTIMANICOMIAIS

A Reforma Psiquiátrica, em curso no País, é fruto da construção de um amplo processo democrático, de mudança no cenário Político-Social Brasileiro, que contou com a participação dos diferentes Seguimentos Sociais, de usuários, trabalhadores e gestores comprometidos com a transformação do modelo de atenção em Saúde Mental, para consolidação de um Sistema Único de Saúde integral, de caráter universal. O I Encontro Nacional de Estudantes Antimanicomiais será um importante evento para os estudantes do Brasil, bem como para usuários dos serviços e para o fortalecimento da nossa rede. Esse evento é uma grande oportunidade para fomentar a troca de experiências e idéias, fortalecendo o trabalho com a saúde mental dos futuros profissionais de saúde do Brasil. A sua realização no Rio Grande do Sul o contextualiza em uma região do país que foi pioneira na reforma psiquiátrica, mas que hoje em dia está com sua rede de saúde mental bem aquém do que seria desejável.

No atual cenário da Reforma Psiquiátrica, que aponta a existência de novos desafios para a melhoria do cuidado em saúde mental no território, com a construção de alternativas conjuntas que produzam os avanços necessários no campo da atenção integral em Saúde mental, viu-se a necessidade de discutirmos a formação em Saúde Mental que estamos recebendo. O movimento estudantil não pode ficar à parte destas discussões, é preciso reforçar a sensibilização e multiplicação do protagonismo estudantil na luta antimanicomial. Há muitos desafios a vencer. Como construir coletivamente, quando somos herdeiros de um individualismo? Como falar em multiplicidade, quando se somam os esforços pela homogeneização? Como falar de loucura, quando a palavra de ordem é a racionalidade? Nesse contexto, somos convidados a nos aventurar e a sustentar uma proposta inventiva e singularizante de formação e de cuidado em Saúde Mental numa perspectiva Antimanicomial.

O ENEAMA é um chamamento à organização dos estudantes a tomar conhecimento das diferentes realidades e construir uma proposta coletiva de atuação em prol de um mundo antimanicomial!

Contamos com seu apoio para divulgação desta proposta!
Saudações Antimanicomiais!
Comissão Organizadora

Nenhum comentário: