julho 28, 2010

Ordem e Progresso Por Dom e Regresso

Ordem e Progresso Por Dom e Regresso
MD Magno
Aoutra Editora
Transcrição da exposição oral de MDMagno em seu Seminário de 1983, no Colégio Freudiano do Rio de Janeiro. O autor aborda, primeiro, o tema de Augusto Comte, inscrito pelos positivistas da novel república brasileira em nossa Bandeira Nacional. Rejeitando a postura positivista, retorna o lema e o re-historiciza e recupera com os nomes de plexo e nexo, na esteira das lacanianas metáfora e motonímia.

Além de introduzir novas tomadas teóricas, este Seminário também questiona a suposta (por alguns autores) "paranóia" de Comte, com seus efeitos sociais e políticos, munido da noção de Psicose Perversista ou Fetichista, introduzida alhures, de modo a sugerir que uma prática obsessiva bem pode produzir o que em tal estado de tome como fetiche a ser brandido numa prática política paranóide.


A seguir, o autor retorna a pontos básicos da Psicanálise (por ele trabalhados em Seminários anteriores), no intuito de operar uma revisão dos conceitos de Real, Simbólico e Imaginário - revisão que tem neste Seminário seus primeiros passos, com base nas reflexões encetadas no de 1982 (A Música), principalmente pela introdução do ponto-bífido, com o conceito de Revirão.
 

Nenhum comentário: