julho 20, 2010

“Xingu, o sangue da nossa sobrevivência”

Companheiros e companheiras.

O Movimento dos Atingidos por Barragens historicamente tem resistido contra a construção de barragens e lutado pela garantia dos direitos dos atingidos. Com a ameaça de Belo Monte, mais uma vez se faz necessário e urgente denunciar que a água e a energia não são mercadorias e que a vida do povo e do meio ambiente deve ser respeitada.

Neste sentido, produzimos o vídeo: “Xingu, o sangue da nossa sobrevivência”, que retrata a luta e a resistência dos povos do Xingu contra Belo Monte. O vídeo foi dirigido e editado pelo cineasta italiano Andrea Rossi, diretor do filme “O Chamado do Madeira”.

O lançamento será no Rio de Janeiro, às 20 horas do dia 22 de julho (Escola de Educação Física, UFRJ – Ilha do Fundão). Convidamos a todos e a todas para que participem de mais este ato de manifestação pública contra Belo Monte.

O vídeo pode ser acessado pelos links abaixo:


Em defesa da Amazônia, não à Belo Monte!
Águas para vida, não para morte!

Setor de Comunicação
Movimento dos Atingidos por Barragens



 


xingulivre | 3 de julho de 2010
O documentário destaca a luta e a resistência dos povos indígenas, das comunidades tradicionais, da população do município de Altamira e dos movimentos sociais, da região conhecida como Transamazônica, no Oeste do Pará, contra o projeto de barramento do rio Xingu, antigamente chamado Karararô, e recentemente modificado para UHE Belo Monte. Um mega projeto de exploração em plena floresta amazônica que tem como principal objetivo a produção de energia para as grandes empresas mineradoras, madeireira e do agronegócio implantadas na Amazônia e em outras regiões do Brasil.

É com esse nome aparentemente bonito que se pretende esconder da população brasileira um grande genocídio dos povos e de todas as comunidades tradicionais (indígenas, ribeirinhos, pescadores) que moram ao longo do rio Xingu, além das populações urbanas que serão afetadas por esse projeto. Mais uma vez estamos falando de um Brasil colonial disposto a esconder a verdade para fortalecer o avanço do capital internacional na região amazônica, que ainda detém as maiores reservas de minérios, água e biodiversidade do mundo.

Fonte: MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens

Nenhum comentário: