agosto 24, 2010

Edna Amado recebe o título de cidadã honorária de Salvador

 Edinha e parte dos seus compas da Rede Nacional Internúcleos da Lula Antimanicomial
Foto: Rogelio Casado - Recife-PE, 2008
Nota do blog: Edinha Amado é uma entidade que encarnou em Sto. Amaro da Purificação e que vive em Salvador protegida pelos orixás em sua luta por uma sociedade sem manicômios. No próximo dia 25 de agosto, Edinha será homenageada pela Câmara dos Vereadores de Salvador. Amada por todos os seus companheir@s da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial, na fotografia acima ela aparece fazendo arte com os cabelos do blogueiro. Grande Edinha! Parabéns pelo título de Cidadã Honorária, uma justa homenagem que lhe presta a cidade de Salvador. Parabéns pelos seus 70 anos. Aqui, no terreiro de casa, o marafo já correndo solto.
***
convite

Honrosamente, em nome do Núcleo de Estudos pela Superação dos Manicômios, venho pelo presente convidar a todos para participarem da justíssima homenagem que será prestada a co-fundadora do NESM,  a nossa companheira Edna Amado, carinhosamente conhecia como Edinha, nascida em Santo Amaro da Purificação, localidade de São Braz, Bahia,  assistente social, em seus 70 anos de vida, 50 anos de trabalho na saúde mental da Bahia, grande defensora dos portadores de transtorno mental muito antes do surgimento da antipsiquiatria, 20 anos de militância no movimento antimanicomial, co-fundadora do NESM Nucleo de Estudos pela Superação dos Manicômios, em 1990, uma das fundadoras da RENILA - rede nacional inter-núcleos da luta antimanicomial, professora há mais de 40 anos da Universidade Católica do Salvador, formadora de várias gerações de Assistentes Sociais, comprometidas com a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, mulher de uma generosidade sem par, que desde o seu sobrenome não fez outra coisa na vida a não ser amar profundamente, através de sua língua afiada, dos seus gestos destemidos e de sua militância incansável, àqueles que fazem parte do elo mais frágil da humanidade. Aos que, à distância, quiserem se associar nesta homenagem envio o email da mesma : 
edinha1@bol.com.br




A CÂMARA MUNICIPAL DA CIDADE DO SALVADOR tem a honra de convidar V.Exª. para a solenidade  de outorga  do Título de  Cidadã da Cidade do Salvador à Srª Edna Amado Nonato, nos termos da Resolução nº 1.999/10, requerida pela Vereadora Aladilce Souza, a  ser realizada no dia 30 de agosto,
às 19 horas, no Plenário Cosme de Farias.


Paço da Câmara Municipal, agosto de 2010



Alan Sanches
Presidente

***

Marcus Vinicius de Oliveira
IPSI-UFBA

Nenhum comentário: