agosto 26, 2010

Pesquisas para o Senado no Amazonas: os números não batem

Nota do blog: Observem, internautas, que na pesquisa de intenção de votos para o Senado no Amazonas, a empresa Perspectiva ou inovou em metodologia, ou esta não resiste a uma análise mais aprofundada. Enquanto o Ibope, em sua amostragem, revela que a distância entre os candidatos Art(h)ur Neto e Vanessa Grazziotin é da ordem de 10 pontos percentuais, no da Perspectiva os candidatos caminham na mesma casa percentual. Por essa e por outras, os correligionários do senador Art(h)ur Neto estão disseminando a informação de que está montada uma máquina para derrotá-lo nas eleições deste ano. Particularmente, acho que Vanessa tem chance de ganhar as eleições, sem precisar de nenhum artíficio de campanha que desqualifique sua eventual vitória. Como está vindo por aí mais uma pesquisa do Ibope, os eleitores terão oportunidade de saber com quem está a verdade, caso a Perspectiva também apresente seus números. Em causa a credibilidade das pesquisas. Em tempo: a pesquisa da Perspectiva ouviu 1000 pessoas entre os dias 20 a 27 de julho de 2010, com margem de erro de 3,1%; e a do Ibope, que ouviu 800 pessoas, com margem de erro de 3% foi realizada entre os dias 27 a 29 de julho de 2010.

Senado

Na disputa pelas cadeiras no Senado pelo Amazonas, o ex-governador Eduardo Braga (PMDB) atinge 86% das intenções de voto, enquanto o atual senador Artur Virgílio (PSDB) obtém 43% da preferência dos entrevistados.

A deputada Vanessa Grazziotin (PC do B) aparece na terceira posição da pesquisa com 33% das menções, seguida por Jefferson Praia (PDT), que tem 8%.

Os candidatos Evandro Carreira (PSOL), Fernando Valente (PRB), Francisco Castelo (PCB), Marilene Correa (PT) e Tarcísio Leão (PSTU) somaram 1% cada um.

Os eleitores que admitiram votar em branco ou nulo somaram 1% e os que se disseram indecisos totalizam 7%.

Como o Amazonas terá direito a dois senadores nas eleições de outubro, o Ibope também constatou que 18% dos entrevistados citaram o nome de apenas um candidato.

A sondagem do Ibope foi realizada entre os dias 27 e 29 de julho de 2010 e ouviu 812 eleitores do Estado. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa do Ibope foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas sob o nº 19066/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo nº 20710/2010.

Fonte: Último Segundo

Nenhum comentário: