agosto 22, 2010

Projetos de monotrilho podem ser questionados pela população

Nota do blog: Enquanto em Manaus, o vereador José Ricardo Weddling é uma das poucas vozes a insistir no debate público sobre o monotrilho - projeto criticado por alguns arquitetos amazonenses, face ao desrespeito com o patrimônio arquitetônico manauara (imagine o monotrilho passando na frente do belo prédio da Alfândega; é um descalabro!), em São Paulo o vereador Chico Macena põe seu mandato à disposição da população para discutir um projeto de monotrilho que vem sendo imposto verticalmente pela prefeitura de S. Paulo. Ressalve-se que o projeto de Manaus é de responsabilidade do governo estadual, sob o olhar impotente do governo municipal. Se vivo estivesse, estou certo de que o saudoso Jefferson Perez usaria seu mandato para criticar tamanha aberração, como ele o fez quando o atual prefeito Amazonino Mendes ousou propor um camelódromo em pleno coração da cidade, ameaçando patrimônios arquitetônicos tombados pelos poderes públicos municipal, estadual e federal. Não tenho nada contra maioria da parlamentares em nossas casas legislativas. O que não precisamos é do silêncio estúpido que ameaça nossa amada cidade. 

Imagem postada em manausemnoticia.com

Audiência Pública para questionar os projetos de monotrilho para a cidade acontecerá na Câmara Municipal
Cansados da imobilidade no trânsito, superlotação de ônibus, falta de corredores, falta  de fluidez nas principais vias e de anos de reivindicação pela ampliação do metrô, movimentos populares da zona leste e da zona sul estão se organizando contra a implantação do monotrilho. Manifestações e protestos sobre o tema tem acontecido em diversos setores da sociedade, inclusive na Câmara Municipal.

Sempre defendendo a  ampliação do Metrô na cidade e acompanhando  as  dificuldades vividas pela população,  o vereador Chico Macena requereu a Comissão de Política Urbana  a realização de uma Audiência Pública em conjunto com a Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia, convidando a Secretaria Municipal e Estadual de Transportes, Secretaria Municipal  e Estadual do Meio Ambiente.

O objetivo da audiência é solicitar aos órgãos responsáveis apresentem os projetos de monotrilho para São Paulo, envolvendo as regiões de Vila Prudente, Cidade Tiradentes, M’Boi Mirim, Congonhas, Cachoeirinha-Lapa, Vila Sônia e Celso Garcia e seus respectivos estudos de impactos ambientais, urbanísticos e de vizinhança.

"A discussão sobre a aplicação do monotrilho para a nossa cidade é recheada de dúvidas, ninguém sabe ao certo como vai ser as estações, não tem projeto, as licitações são questionadas na justiça, a população não é ouvida e muitas perguntas feitas pela sociedade não são respondidas.

De tempos em tempos a prefeitura aparece apresentando uma “solução” para os problemas de deslocamento da população, principalmente na periferia. Hora é o VLP (Veículo Leve sobre Pneus), outra hora é o VLT ( Veículo Leve sobre Trilhos), depois anunciam a expansão do Metrô. Logo todas estas opções desaparecem e o executivo apresenta o monotrilho como a melhor solução.

A sociedade tem dúvidas se o monotrilho realmente  é a melhor solução, pois sua capacidade de transporte de pessoas é muito menor do que a necessária  para ligar Cidade Tiradentes à Vila Prudente ou Jardim Ângela à Santo Amaro. Como será o planejamento de sua segurança? E o impacto ambiental? Que tecnologia será utilizada? Qual o custo real por passageiro transportado? Por que não Metrô?


Um exemplo da falta de planejamento é o fato da Estação Campo Limpo estar localizada a menos de 5 km do Jardim Ângela, seria mais barato estender o Metrô até a região de M, Boi Mirim criando uma linha direta com Santo Amaro. Então, por que não ouvir a população, para saber o que os moradores de cada região realmente querem e precisam?

Nós vereadores e toda sociedade temos direito de participar deste processo, junto com a prefeitura, e escolher o que é melhor para a cidade. Precisamos entender  o que está acontecendo e o que a prefeitura está planejando e, principalmente, em cima de que dados e necessidades estão sendo feitos este planejamentos. Ao meu ver, as pessoas que serão diretamente impactadas com estes investimentos não estão sendo ouvidas.

A necessidade  de se fazer uma audiência pública para tentarmos resolver estas questões partiu da sociedade organizada, como uma forma de tentar  debater este assunto com a prefeitura, e fiz este requerimento para que fizéssemos de forma conjunta entre  a Comissão de Política Urbana e a Comissão de Transportes para junto com a sociedade ouvirmos do governo o que a população precisa saber" , questiona Chico Macena, que propôs uma audiência pública na Câmara Municipal convidando Prefeitura, Governo do Estado e sociedade em geral, para que todos os questionamentos sejam respondidos e a população de fato ouvida.


Audiência pública sobre os projetos de monotrilho para a cidade de São Paulo.
Data: 2 de setembro de 2010
Horário: 13 horas
Local: Auditório Prestes Maia – 1º andar da Câmara Municipal
Comissão de Política Urbana e Comissão de Transporte


Chico Macena - Um vereador da cidade, um mandato de todos nós
 www.chicomacena.com.br

Nenhum comentário: