setembro 23, 2010

Nota de repúdio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas

Nota de Repúdio

TV A Crítica limita jornalistas na cobertura do debate

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM) vem por meio desta repudiar a atitude antiprofissional e desrespeitosa da TV A Crítica (afiliada da Rede Record) com os profissionais de imprensa durante a cobertura do debate político entre os candidatos ao governo do Amazonas, realizado no último dia 20 de setembro.

O SJPAM ao receber a denúncia, por volta das 17h30, de que os jornalistas de outras emissoras não teriam acesso às dependências da TV, procurou a coordenação do evento na emissora no intuito de buscar uma solução, obtendo da mesma a justificativa da medida em função da falta de espaço interno para acomodar os profissionais. Depois de muita insistência do Sindicato, a TV A Crítica concordou no ingresso temporário dos profissionais em trabalho antes do início do debate, marcado para as 20h20 e, depois, se assim os candidatos desejassem, a realização das entrevistas após o término do evento, previsto para 22h20.

O Sindicato esteve presente na avenida André Araújo e, na porta da TV A Crítica, constatou que os profissionais dos veículos Diário do Amazonas (impresso e Vídeo), Em Tempo (impresso) e free-lancers foram impedidos de ingressar nas dependências da emissora.

O Sindicato fez contato no portão da TV com o juiz de Direito, Carlos Zamith, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que lamentou a postura adotada pela emissora.

O SJPAM lembra à direção da TV que o debate político se constitui em atividade que produz informação de relevante interesse público, portanto, todas as garantias deveriam ser dadas pela emissora ao trabalho dos profissionais, pois é direito da população ser bem informada.

Causou estranheza ao Sindicato a postura adotada pela TV A Crítica, pois nem mesmo a recepção da emissora, que passou o tempo que durou o debate vazia, foi colocada à disposição dos  jornalistas presentes.

Em rápida consulta, os jornalistas que participaram do debate na TV Rio Negro (afiliada da Rede Bandeirante) destacaram o bom tratamento dispensado pela direção daquela emissora, onde os profissionais foram bem tratados e, além do acesso ao estúdio, tiveram à disposição uma sala com ar-condicionado, da qual acompanharam o debate em aparelho de TV LCD.

O Sindicato esclarece que continuará atento à realização dos eventos, acreditando que, nesse tipo de atividade, deve prevalecer, minimamente, o bom senso dos seus realizadores. As direções das emissoras de TV, rádios e jornais que promovem debates políticos merecem elogios do Sindicato, pois, sabemos, divulgam as ideias dos partidos políticos e programas de governo dos candidatos, facilitando, com isso, a definição ou a opção do voto do eleitor no dia 3 de outubro próximo.

Contudo, reafirmamos que os jornalistas, independente da emissora a que pertençam, não podem ser impedidos ou limitados no exercício da profissão (Art. 2., capítulo I - Do direito à informação, Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros).

Manaus, 22 de setembro de 2010.

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS - SJPAM


Fonte: Jornalistas AM - Sindicato dos Jornalistas do Amazonas

Nenhum comentário: