outubro 28, 2010

Palestra e lançamento de livro sobre poetas do parnasianismo, simbolismo e pré-modernismo

Palestra A Poesia Parnaso-Simbolista
com Tenório Telles e Marcos Frederico Krüger
Data: Sexta-feira, 29/10
Horário: 17h
Local: Saraiva MegaStore
Entrada Franca
A Livraria Saraiva MegaStore e a Editora Valer têm a satisfação de convidá-lo(a) para a palestra A Poesia Parnaso-Simbolista e o lançamento do livro Poesia e poetas do Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, organizado pelos professores Marcos Frederico Krüger e Tenório Telles, que acontecerá dia 29 de outubro, às 17h, na Livraria Saraiva MegaStore do Manauara Shopping.
Os assuntos abordados no livro são temas obrigatórios na prova de Literatura do PSC 2011.  

Os professores Marcos Frederico Krüger e Tenório Telles lançam mais uma obra em parceria. Trata-se da antologia Poesia e poetas do Parnasianismo, Simbolismo e Pré-Modernismo. O lançamento será antecedido por uma palestra sobre a Poesia Parnaso-Simbolista, em que os professores Marcos Frederico e Tenório Telles falarão sobre a importância e contribuição dos autores desse período para a Literatura Brasileira.
Poesia e poetas do Parnasianismo, Simbolismo e Pré-Modernismo apresenta uma reunião de poemas de autores de três importantes momentos da Literatura Brasileira, em que cada um é explicado por estudos introdutórios, onde são apresentados: o contexto histórico em que surgiram, as principais características, os autores e as obras mais expressivas, além de uma pequena reunião de poemas dos escritores selecionados.
O livro foi concebido com o objetivo de despertar, nos leitores, o interesse e o prazer da descoberta de alguns dos mais destacados poetas da nossa literatura. Estudá-lo é uma oportunidade de conhecimento das nossas letras. A leitura da poesia de Olavo Bilac, Raimundo Correia, Alberto de Oliveira, Cruz e Souza, Augusto dos Anjos, entre outros, será uma experiência enriquecedora e transformadora, em especial pela beleza e conteúdo humano da obra desses poetas. O que se pretende é que, a partir do contato com estes textos, o leitor sinta-se estimulado a aprofundar seus conhecimentos e buscar outras obras desses poetas e de outros das diversas escolas da literatura nacional. Percorrer as páginas desta antologia é uma oportunidade de encontrar com a palavra encantada de alguns dos mais expressivos poetas de nossas letras. Poesia e poetas do Parnasianismo, Simbolismo e Pré-Modernismo é a terceira antologia organizada por Marcos Frederico Krüger e Tenório Telles. As primeiras foram Poesia e Poetas do Amazonas (2006) e Antologia do Conto do Amazonas (2009).


OS ORGANIZADORES

Marcos Frederico Krüger possui mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Publicou, dentre outros, o livro Amazônia: Mito e Literatura (2003); Poesia e Poetas do Amazonas (2006); Antologia do Conto do Amazonas (2009), estes em parceria com Tenório Telles. Recebeu em 2006 o Prêmio da Prefeitura Municipal de Manaus (categoria ensaio de literatura) com o livro A sensibilidade dos Punhais, que estuda a presença do mar na poesia do Amazonas. Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas. Integra novamente este ano, junto com outros professores e críticos literários, o júri do Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira.

Tenório Telles é licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Amazonas, onde também bacharelou-se em Direito. Seu livro de estréia e de produção independente, Primeiros fragmentos, de 1988. É como pesquisador incansável e crítico literário que, ao longo dos anos, produziu trabalhos sobre literatura brasileira e regional. Em 1995, publicou Estudos de literatura brasileira e amazonense (crítica literária) e, no ano de 1996, o livro de ensaios Leituras Críticas. Todo esse aprofundamento na literatura contribuiu para a realização de seu mais antigo projeto: o CD-ROM Amazonas em sua literatura, lançado em 1996, no qual faz um importante estudo sobre os poetas e prosadores do Amazonas. Publicou também em parceria com Marcos Frederico as obras Poesia e Poetas do Amazonas (2006) e Antologia do Conto do Amazonas (2009). É atualmente vice-presidente da Academia Amazonense de Letras e presidente da Câmara Amazonense do Livro e Leitura.


Evento: Palestra e lançamento de livro
Título da palestra: A poesia parnaso-simbolista
Título do livro: Poesia e poetas do Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo
Páginas: 248
Palestrantes e organizadores do livro: Marcos Frederico Krüger e Tenório Telles
Editora: Valer
Preço do livro: R$ 29,50
Data: 29 de outubro de 2010 (sexta-feira)
Horário: 17h
Local: Livraria Saraiva MegaStore do Manauara Shopping
Endereço: Av. Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), 1300 – Adrianópolis
Contatos: 3635-1245 (Editora Valer) / Marcos Frederico: 9995-1120; Tenório Telles: 8124-6478

Andreia Mayumi
Comunicação
Saraiva MegaStore Manaus
(92) 3236 9200 R-2033
andreiam@livrariasaraiva.com.br 

Nenhum comentário: