novembro 30, 2010

“Clarice Lispector de corpo inteiro”, na Quarta Literária

PICICA: A última Quarta Literária do ano irá exibir a última entrevista concedida por Clarice Lispector, gravada em fevereiro de 1977.
A última Quarta Literária do ano acontecerá dia 1º de dezembro, às 18h, no Espaço Cultural da Livraria Valer (Av. Ramos Ferreira, 1195 – Centro), com a professora Francisca de Lourdes, que ministrará a palestra “Clarice Lispector de corpo inteiro”. Na ocasião será lançado o livro Histórias para minha tia dormir, de Maria Elisa Souto Bessa. A entrada é franca.


A palestra “Clarice Lispector de corpo inteiro”, ministrada pela professora Francisca de Lourdes no dia 1º de dezembro, encerra o ciclo de palestras intitulado Palavra de Mulher, um programa especial dedicado às mulheres, com palestras ministradas por mulheres que ao longo do ano, sempre na primeira quarta-feira de cada mês. Antes da palestra será exibida a última entrevista concedida por Clarice, gravada em fevereiro de 1977.
Francisca de Lourdes abordará a questão feminina na literatura de Clarice Lispector, que implica um confinamento e domesticação de que é preciso viver para a família. Por isso no universo as personagens femininas refletem vestígios de transgressão como Macabéa, que tenta alçar voo, mas cai.

SOBRE CLARICE LISPECTOR

Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1925. Recém-nascida mudou-se com os pais para o Brasil, passando a morar em Recife, mais tarde, em 1929, no Rio de Janeiro. Com 19 anos publicou seu primeiro romance – Perto do Coração Selvagem – com o qual ganhou o Prêmio Graça Aranha. Clarice morreu no Rio de Janeiro, no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes do seu 57° aniversário. Ao mesmo tempo que ousava desvelar as profundezas de sua alma em seus escritos, Clarice Lispector costumava evitar declarações excessivamente íntimas nas entrevistas que concedia. Só os verdadeiramente íntimos conheceram e, ainda assim, com detalhes ciosamente protegidos por zonas de sombra. A verdade é que a escritora, que reconhecia com espanto ser um mistério para si mesma, continuará sendo um mistério para seus admiradores, ainda que os textos confessionais por ela escrito possibilitem reveladores vislumbres de sua densa personalidade. Conheça mais sobre Clarice no site www.claricelispector.com.br.
Obras: Perto do Coração Selvagem (1943), O Lustre (1946), A Cidade Sitiada (1949), A Maçã no Escuro (1961), A Paixão segundo G.H. (1964), Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres (1969), Um Sopro de Vida - Pulsações (1978), A hora da estrela (1977), Laços de família (1960), A legião estrangeira (1964), Felicidade clandestina (1971), A imitação da rosa (1973), A via crúcis do corpo (1974), Onde estivestes de noite? (1974), A bela e a fera (1979), A mulher que matou os peixes (1968), A vida íntima de Laura (1974), etc.

SOBRE A PALESTRANTE

Francisca de Lourdes Souza Louro é amazonense, formada em Letras pela UFAM, mestre e doutoranda em Poética e Hermenêutica pela Universidade de Coimbra-Portugal. Atualmente atua como professora de Literatura Amazonense e Teoria e Crítica Literária nas Universidades ESBAM e UNINORTE.


LANÇAMENTO DO LIVRO HISTÓRIAS PARA MINHA TIA DORMIR:

Maria Elisa Souto Bessa nasceu em São Luís do Maranhão e reside no Amazonas desde os seis meses de idade. Fez bacharelado em Administração na Universidade Federal do Amazonas – Ufam, Licenciatura e Mestrado em Linguística na Universidade de Toulouse (França) e Doutorado em Literatura na Universidade de Grenoble (França). Lecionou Língua e Literatura Francesa na Graduação e Literatura Brasileira no Mestrado em Letras da Ufam. Atualmente dedica-se a produção literária e às artes visuais (cinema, vídeo, animação), tendo assinado roteiro e direção de doze curtas-metragens, em vídeo. Prémios Literários: 2º lugar no Prêmio UFF de Literatura 2009, categoria crônica – Niterói-RJ; 4º lugar concurso de contos SESC-AM 2008 – Manaus-AM; 11º lugar concurso de contos SESC-AM 2009 – Manaus-AM.
Histórias para minha tia dormir traz doze textos que parecem repetir a façanha de Hércules, pois todos se alinham e se festejam numa cadeia de sucessos narrativos. Orientando-se no sentido clássico da trajetória poética, ou, como quer Nelly Novaes Coelho, “partindo do princípio de que a educação da criança visa basicamente levá-la a descobrir a realidade que a circunda, a ver realmente as coisas e os seres com que ela convive”.


Evento: Quarta Literária: palestra e lançamento de livro
Palestra: Clarice Lispector de corpo inteiro
Palestrante: Francisca de Lourdes (9985-1393) / lourdeslouro@yahoo.com.br
Livro: Histórias para minha tia dormir
Autora: Maria Elisa Souto Bessa (8821-3688 / 3635-4277)
Promoção: Livraria e Editora Valer
Data: 1º de dezembro de 2010
Horário: 18h
Local: Espaço Cultural Valer – Av. Ramos Ferreira, 1195 – Centro.
Entrada: Franca
Contatos: Valer – 3635-1245 / livrariaeditoravaler@gmail.com

Nenhum comentário: