novembro 19, 2010

Racismo no Brasil: Percepções da Discriminação e do Preconceito Racial no século XXI

PICICA: Nunca antes neste país a prática do racismo ganhou tanta visibilidade. Leia mais um caso ocorrido numa importante instituição de ensino paulista: "Estudante de direito é vítima de racismo na PUC de São Paulo".

Racismo: a gente não vê, mas ele está aí

publicado em 18/11/2010
O que é mesmo racismo? Em uma definição simples, mas não simplória, podemos dizer que racismo é uma ideologia, ou seja, um conjunto articulado de cultura, valores, posturas, comportamentos de um grupo (um pequeno grupo), que amplamente disseminado embora de forma oculta ou subliminar torna-se um pensamento social, uma forma de ver e explicar a vida e a realidade.

O racismo, nesse sentido, é a crença na existência das raças (branca, negra, indígena e oriental) e na possibilidade da superioridade de uma sobre as outras. A ideologia do racismo não se centra na ciência ou em uma necessidade imperativa da verdade: ela em si é uma verdade, uma verdade de um pequeno grupo que, pela força ou pelo convencimento (da repetição ou da cooptação), se torna imposta ou aceita como verdade legítima de todo um grupo social.

Este texto integra o artigo "Educar o Brasil com raça ─ Das raças ao racismo que ninguém vê", de Adilton de Paula (membro da Executiva nacional da Coordenação Nacional das Entidades Negras-Conen), no livro Racismo no Brasil: Percepções da Discriminação e do Preconceito Racial no século XXI (Editora Fundação Perseu Abramo, 2005).

Veja também:
Pesquisa Discriminação Racial e preconceito de cor no Brasil - realizada pela Fundação Perseu Abramo, por meio do Núcleo de Opinião Pública, em parceria com a Rosa Luxemburg Stiftung em 2003.

Fonte: Blog da Fundação Perseu Abramo

Nenhum comentário: