novembro 15, 2010

Um Sherlock Holmes excêntrico e quase-louco

PICICA: "Mais do que a abundância de efeitos especiais e grandes cenas de ação, o filme tem a marca de um roteiro intrigante, o que é uma obrigação para filmes de detetive."
loucosporwarner | 12 de novembro de 2009

Trailer final do filme 'Sherlock Holmes', super produção do diretor Guy Ritchie ('Snatch - Porcos e Diamantes' e 'RocknRolla - A Grande Roubada), estrelada por Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams e Mark Strong.

Em uma nova e dinâmica representação dos personagens mais famosos de Arthur Conan Doyle, 'Sherlock Holmes' enviará Holmes e o leal parceiro Watson em sua mais nova aventura. Revelando habilidades de luta tão letais quanto seu lendário intelecto, Holmes irá combater como nunca para derrotar um novo inimigo e desmascarar um plano mortal que pode destruir o país.

O thriller de ação e mistério 'Sherlock Holmes' é liderado pelo aclamado diretor Guy Ritchie, para a Warner Bros. Pictures e Village Roadshow Pictures. Robert Downey Jr. traz o lendário detetive à vida, e Jude Law estrela como Watson, um médico e veterano de guerra que se torna o fiel colega e formidável aliado de Sherlock Holmes. Rachel McAdams estrela como Irene Adler, a única mulher que conseguiu superar Holmes e que mantém um tempestuoso relacionamento com o detetive. Mark Strong é o misterioso novo adversário, Blackwood. Kelly Reilly interpreta Mary, o interesse romântico de Watson.

O filme estreia em 8 de janeiro (2010) nos cinemas.

http://www.SherlockHolmesoFilme.com.br

* * *
Um drible nas certezas Rotating Header Image

O novo Sherlock Holmes


Esqueça as versões que você já viu do famoso detetive da Londres vitoriana.

Ele não é mais aquele senhor sisudo e metódico, que faz brilhantes deduções enquanto, impecavelmente vestido e asseado, fuma seu cachimbo – acompanhado de perto por um apalermado e obeso Watson, capaz de deduções meramente “elementares”.

Acho que o primeiro a antever um Sherlock Holmes menos sisudo foi o escritor brasileiro Jô Soares, em romance que virou filme – no qual fez o detetive londrino viver peripécias no Rio de Janeiro imperial.

Mas a nova versão cinematográfica dirigida por Guy Ritchie apresentou um personagem bem diferente do que eu acostumei a ver nos filmes, mas – segundo dizem os próprios produtores no making of incluído no DVD, próximo do texto de Conan Doyle.  Sei não, me deu curiosidade de ler os textos originais (talvez na coleção que a Zahar está relançando) – adaptações cinematográficas que deturpam a obra literária não são coisa rara. Mas achei convincentes os argumentos que levaram a um roteiro tão dinâmico.

O detetive Holmes, vivido por Robert Downey Jr, é um excêntrico, um quase-louco. Gênio desalinhado, que experimenta venenos e antídotos no cachorro, e até um ritual de magia negra para entender a mente de um criminoso. É agilíssimo lutador. Acompanhado por um Watson vivido por Jude Law, bonitão e sagaz. Os dois jovens vivem uma aventura agitada, dirigida por um Guy Ritchie especialista em filmes de ação.

Algumas particularidades dos artistas citados fazem uma receita muito feliz neste filme. O britânico Guy Ritchie decidiu fazer cinema devido à sua admiração infantil por Buth Cassidy and The Sundance Kid, de onde talvez venham as sacadas para a convivência instável de dois grandes parceiros. Robert Downey Jr ficou mais conhecido recentemente por filmes de ação como Hulk e Homem de Ferro – ele mesmo faz as cenas de luta, pois é praticante de artes marciais.

Mais do que a abundância de efeitos especiais e grandes cenas de ação, o filme tem a marca de um roteiro intrigante, o que é uma obrigação para filmes de detetive. Terminei de assistir com vontade de ver tudo de novo. Coisa que até hoje só tinha me acontecido em dois filmes: Antes da Chuva e Nove Rainhas.

Nenhum comentário: