dezembro 18, 2010

Documentário “Uma Jornada pela Proteção Social no Brasil” para aproximar o Brasil da África

PICICA: "(...) o filme é um dos resultados do Programa África-Brasil de Cooperação em Desenvolvimento Social, gerenciando pelo CIP-CI em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e com o Ministério Britânico para o Desenvolvimento Internacional." 
ipcundp | 11 de novembro de 2010 | 
"Uma Jornada pela Proteção Social no Brasil" é um documentário que busca compartilhar experiências brasileiras de sucesso na área de políticas sociais. Ele representa uma ferramenta de aprendizado sobre políticas sociais e será compartilhado com os governos de todos os países africanos. Estudantes, profissionais da área, pesquisadores e o público em geral poderão aprender mais sobre o desafio ético de erradicar a miséria e como programas, iniciativas e políticas podem sim transformar a realidade social dos países em desenvolvimento. Esta abertura apresenta vários tópicos que serão discutidos em profundidade na versão completa do documentário, que será lançado em breve e trará entrevistas e exposições de especialistas, representantes do governo e beneficiários dos programas sociais. O produto é um dos resultados do Programa África-Brasil de Cooperação em Desenvolvimento Social, gerenciando pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (CIP-CI, PNUD).

Filme leva exemplo social do Brasil à África

16 de dezembro de 2010 · Últimas notícias 
Filme leva exemplo social do Brasil à África
Com o objetivo de compartilhar com a África experiências brasileiras de sucesso na área de políticas sociais, o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (CIP-CI), órgão do PNUD em parceria com o Governo Brasileiro, lança na próxima segunda-feira (20/12) o documentário “Uma Jornada pela Proteção Social no Brasil”.


Disponível em inglês, espanhol e francês, o filme reúne depoimentos de especialistas, representantes do governo e sete famílias de beneficiários dos programas estatais falando sobre o desafio ético de erradicar a miséria no país. Ele será divulgado entre as lideranças de todas as nações africanas como uma forma de fortalecer a colaboração com o continente. “O Brasil foi o primeiro país no mundo a criar um programa de transferência de renda e também um dos pioneiros na integração de ações sociais com outras áreas de políticas públicas. Por isso, é um exemplo importante no setor”, explica Francisco Filho, assessor de comunicação do CIP.


O trailer, que pode ser visto abaixo, traz alguns dos tópicos que são discutidos na versão final do vídeo, como a necessidade de verificar se os programas sociais estão realmente fazendo diferença na vidas das pessoas. Além disso, por ser uma ferramenta de ensino, as questões complexas são abordadas em linguagem acessível. “Nossa mensagem principal é a necessidade de integração entre as diferentes políticas sociais. Elas precisam ser vistas de forma ampla, para que possam ter um efeito transformador e emancipador a longo prazo”, afirma Francisco.


O lançamento do documentário se dará no dia seguinte à comemoração do Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul. Iniciativas sociais como o programa de DST/AIDS e o Bolsa Família fizeram com que o Brasil ganhasse destaque no exterior e passasse a ser um dos expoentes nesta modalidade de ajuda entre nações em desenvolvimento. As principais regiões contempladas com os projetos brasileiros são a América Latina e a África.


Criado para que governantes, estudantes, profissionais da área, pesquisadores e público em geral aprendam mais sobre como programas, iniciativas e políticas que podem transformar a realidade social dos países em desenvolvimento, o filme é um dos resultados do Programa África-Brasil de Cooperação em Desenvolvimento Social, gerenciando pelo CIP-CI em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e com o Ministério Britânico para o Desenvolvimento Internacional.


O evento de lançamento será realizado em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, Bloco O, Exército Brasileiro, 7º andar/PNUD.

(Com PrimaPagina)

Fonte: UNIC Rio

Nenhum comentário: