dezembro 29, 2010

Overmundo || newsletter EXTRA * dezembro 2010

newsletter EXTRA • dezembro de 2010 www.overmundo.com.br

A partir de agora a newsletter mensal do Overmundo passa a ser enviada a todos os colaboradores do site, um vasto grupo de pessoas dedicadas à difusão da cultura brasileira. Pequena amostra da produção cultural produzida e destacada no site colaborativo por gente de diversos estados, este informativo reúne e apresenta temas e abordagens inovadoras sobre a cena independente e regional. É cultura de todo o Brasil.

Cinema, música, museu e tenistas russas
Em uma extensa reflexão sobre o cinema nacional, Chico Santa Rosa, em texto escrito originalmente para a série Samba de uma Nova Gente, provoca: profissionais de cinema no Brasil reconhecem apenas dois tipos de filme: o filme de autor e o filme comercial. Onde está o nosso cinema underground?




Por dentro do Overmundo
Em iniciativa capitaneada por Marcelo Cabral, o coletivo multilinguagem Saudáveis Subversivos, em parceria com o Overmundo, apresentou no último dia 3/12, no Barracão Cineclube (em Maceió, AL), uma mostra de vídeos do site.


Além de Alagoas, o Overmundo também marcou presença em Manaus. Sob a batuta de Yusseff Abrahim, a programação do encontro contou com oficina de pintura em camisetas do artista plástico Turenko Bessa, uma mesa-redonda com coletivos locais como o Coletivo Cuia, o Coletivo Difusão e o Evento Toca Rock, e palestras da cientista social Rila Arruda sobre as políticas públicas culturais manauaras e da pesquisadora Olívia Bandeira, do Instituto Overmundo, além da apresentação dos Duetos Amazônicos, com toadas cantadas por Julieta Câmara e Anna Ribeiro.

+ Overmundo (orgulhosamente) apresenta
Já ouviu falar em Terrorismo Poético? Confira o filme de MaicknucleaR sobre o tema, com uma série de intervenções urbanas de literatos e performers.
Bad Rec Project: A Pack of Cigarettes for the Midnight Trap é o novo álbum de Caíque Guimarães. Com 20 músicas "recheadas de barulhos, escaletas, guitarras e tecladinhos", mistura influências do grunge de Seattle ao hardcore brazuca.
O Coletivo Palavra mostra que poesia pode ser muito animada com este vídeo-poema de Eros Trovador e Renato Moll.
E Denise Bogaciovas apresenta a literatura da periferia, no sarau da Vila Fundão, no Capão Redondo (SP).

PetrobrasBrasil -
            Um Pa�s de todosMinist�rio da Cultura

Nenhum comentário: