dezembro 24, 2010

Retrospectiva 2010 do Correio da Cidadania



RETROSPECTIVA 2010
Brasil de Lula: a naturalização da desigualdade
Escrito por Valéria Nader e Gabriel Brito


   
Chega ao final o ano de 2010. Com ele, encerra-se também o duplo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro operário a chegar ao cargo mais alto da nação. Lula acaba seu governo com índice inédito de popularidade, e deixa em seu lugar a primeira mulher eleita presidente do Brasil.
Todos estes fatos, ao lado de serem muito simbólicos, poderiam ser bastante auspiciosos. E realmente o são, quando tomada em conta a visibilidade das várias estatísticas que apontam para o ‘Brasil Novo’ que emerge do ‘Lulismo’ – fenômeno que ultrapassou as rédeas do partido originário, o PT, e que teria feito resplandecer a economia, após anos de baixo crescimento econômico, além de ter incidido cabalmente na redução da miséria.
Nesta edição especial retrospectiva, nossos colunistas e colaboradores aprofundam esse entendimento. Confluem, de modo quase unânime, para a superficialidade dessa visão em um país que mantém há décadas os mais altos índices de desigualdade social, e que vem aprofundando a subalternidade de nossa economia à dinâmica de outros países.
Nosso entrevistado para esta edição é o economista Nildo Ouriques.
















































 


 






























Retrospectiva 2010  é o nosso último editorial do ano.
Valério Arcary e Waldemar Rossi avaliam a educação e a atuação dos movimentos sociais e trabalhistas.
Luiz Eça, Virgílio Arraes e Guga Dorea comentam o cenário internacional.
Rodolfo Salm escreve sobre o meio ambiente.
Cassiano Terra Rodrigues: Viver, morrer, ser lembrado: A falecida, a peça de Nelson Rodrigues e o filme de Leon Hirszman
Gabriel Brito faz uma análise do esporte em nosso país no ano que passou.
Clique  em  http://www.correiocidadania.com.br para ver todas as matérias em destaque dos colunistas e colaboradores acima referidos.
 
A todos os nossos leitores, agradecemos pelo acompanhamento de nossa página ao longo de 2010, e desejamos um 2011 com melhores notícias!
Voltamos a enviar nossos boletins a partir de 5 de janeiro.
Acompanhe também o Correio da Cidadania no Twitter  e no Facebook.

Nenhum comentário: