dezembro 23, 2010

Top 10 Filmes de 2010, por Bruno Cava

22 de dezembro de 2010


Top 10 Filmes de 2010.


Foram considerados somente longas-metragens com lançamento nos cinemas ou locadoras no Brasil, dentre o modesto espaço amostral por mim assistido (ainda que não tenha sido criticado no blogue). Por exemplo, À Prova de Morte entrou, porque, embora seja um filme americano de 2007, chegou às salas nacionais este ano. Essential Killing, pelo mesmo raciocínio, não entrou, porque ainda não estreou comercialmente no Brasil, ainda que tenha passado no Festival do Rio 2010.

Listas de dez mais são praxe incontornável na maioria dos grupos de crítica, desde, pelo menos, os Cadernos de Cinema franceses (na década de 1950). Menos do que cartilhas maneiristas de bom gosto, ou oportunidade para coleguismos inférteis, as listas polêmicas dos Cadernos atuavam como instrumento central de sua política do cinema. Nesse sentido que subscrevo, recomendo ao leitor a lista dez mais da década (e não do ano, como a nossa) do blogue Tudo [é] Crítica.

Quem acompanha as críticas do Quadrado dos loucos sabe o que norteia as suas interpretações. Defendem-se obras que afirmem um olhar crítico, potente e mesmo cruel sobre o nosso mundo e nosso tempo. E que também lhe apontem tendências de ruptura e lhe proponham linhas de fuga para a transformação. Concita-se por um cinema-cinema, de reinvenção permanente, combativo e irreconciliado, um cinema de luta, de agressão, de veia aberta, um cinema antropofágico que devora no mesmo ato em que vomita o caldo nutritivo da geração.

A lista 2010 do QdL, fora de qualquer ordem específica:

 
 À prova de morte, Quentin Tarantino, EUA

 Filme socialismo, Jean-Luc Godard, França/Suíça

Polícia, adjetivo, Corneliu Porumboiu, Romênia
Crítica recomendada na Revista Cinética

Viajo porque preciso, volto porque te amo, Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, Brasil

Tulpan, Sergei Dvortsevoy, Cazaquistão

A fita branca, Michael Haneke, França/Itália/Alemanha/Áustria

O que resta do tempo, Elia Suleiman, Inglaterra/Bélgica/França

O profeta, Jacques Audiard, França

Os mercenários, Sylvester Stallone, EUA
Crítica recomendada - Revista Contracampo

Hitler III mundo, José Agrippino de Paula, Brasil

Observação: Embora Hitler III Mundo seja um filme produzido em 1967-68, não chegou a ser exibido em salas nacionais e somente foi lançado no Brasil em 2010, direto nas locadoras, pela coleção de DVD Cinema Marginal, da Lume Filmes.

Nenhum comentário: