janeiro 29, 2011

O que é isso, companheiro? Deixe o elogio a Belo Monte para quem não conhece a Amazônia.

PICICA:  Pai, perdoa o companheiro Julinho. Ele não sabe o que diz. Como fundador do PT no Amazonas, sinto-me profundamente envergonhado pela decisão do governo federal na construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu. De uma só vez estão comprometidos o futuro das comunidades indígenas, ribeirinhos, pequenos agricultores, pescadores e populações extrativistas dessa região tão cara à história do Brasil.
TVPTBrasil | 28 de janeiro de 2011 | 
 
***
 
O Complexo Hidrelétrico de Belo Monte pode vir a ser
um dos maiores desastres sociais e ambientais da história da Amazônia.

Se construído, vai desviar e secar o Rio Xingu em um trecho de 100 quilômetros, conhecido como a Volta Grande, deixando o rio seco e povos indígenas, ribeirinhos, populações extrativistas e agricultores familiares sem água, peixe e meios de transporte. Além disso, vai inundar uma área de 668 quilômetros quadrados, inclusive parte da cidade de Altamira, contribuindo para a perda da biodiversidade, o aumento de doenças como a malária, emissões de gases de efeito estufa e outros graves problemas socioambientais.

Economistas, engenheiros e outros especialistas têm demonstrado que Belo Monte, cujo custo pode chegar a mais de R$30 bilhões, não é um projeto economicamente viável. Mesmo assim, o governo federal tem pressionado o BNDES a utilizar dinheiro do contribuinte brasileiro e de fundos de aposentadoria de empresas estatais para bancar um empreendimento como este, que é altamente arriscado.

Existem caminhos muito melhores para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia, com respeito e envolvimento das populações locais e para atender às legitimas necessidades de energia do país, como investimentos em eficiência energética e fontes verdadeiramente limpas, como solar e eólica.

Apoie os direitos indígenas e o livre curso dos rios. Assine a petição para acabar com a mostruosa barragem de Belo Monte na Amazônia!  http://tinyurl.com/PareBeloMonstro

·  Visite o site do Movimento Xingu Vivo Para Sempre
 
·  E, por favor, não esqueça de compartilhar a petição no Facebook, Twitter, Orkut, ou em qualquer outra rede social da qual você faça parte.

Nenhum comentário: