janeiro 18, 2011

Questão de gênero: Petrobrás pisa na bola.

PICICA: O bicho vai pegar. A Petrobrás investe num evento sobre música, dança e cultura afro-brasileira. Louvável iniciativa. O problema é que nenhuma mulher foi convidada para ter assento à mesa como palestrante. As mulheres estão pondo a boca no trombone na página do Facebook de Rosalia de Oliveira Lemos. Chega a ser um contrasenso que uma instituição organicamente ligada ao governo brasileiro, que pela primeira vez é presidido por uma mulher, seja tão desatento ao novo momento histórico. Aproveite - para fazer o contraponto - e leia:  POLÍTICA & FEMINILIDADE - Dilma e a mídia, a primeira vitória.
Indignação

É o que transpira na página do Facebook de  Rosalia de Oliveira Lima, no depoimento de dezenas de mulheres sobre a indelicadeza da Petrobrás em patrocinar evento que falta com o respeito em relação à questão de gênero: nenhuma mulher compõe a mesa de palestrantes. 

Leia algumas das críticas:

1. "(...) não é elegante num momento, quando temos uma mulher no comando do país, ver de novo a reprodução histórica da exclusão da mulher negra no seio do movimento negro."

2. "Temos muitas mulheres intelectuais.. Jurema Werneck, Deise Benedito, Edna Roland, nossa ministra Luiza Bairros, Ivete Sacramento, Conceição Evaristo - expert em Cultura..., Isabel Cruz, Zezé Motta - ATRIZ e GESTORA.. e muitas outras. (...) Não entendo e me indigno com isso."

3. "Para chamariz, embelezamento, propaganda e venda do produto: mulheres... Para o pensamento, o comando, as mesas e espaços de poder: homens... (...)Muita gente por aí ainda não percebeu que os tempos mudaram... Não têm a menor vergonha de construirem um evento desses... Dinheiro Público patrocinando eventos sem a menor perspectiva de gênero...ainda...e nada do Brasil seguir mudando..." 

4. "Servimos para a estética e a venda da nossa beleza e corpo, mas na hora do pensamento o FALO masculino é que serve para pensar...., Vamos ter bom senso na hora de pensar em mesas para discutir questões nossas, MULHERES NEGRAS que são tão capazes e vejo que ainda o gênero/racial ainda não entrou an agenda de algumas instituições e agências... ACORDA POVO PRETO!!!" 

5. "Reparem que nas mesas só tem homens, mas a foto do cartaz eh de uma negra linda...Corroborando com que as companheiras acima falaram, nós pretas só somos chamadas para embelezar... lamentável." 

6. "É simplesmente repugnante atrelar o conhecimento apenas aos homens, a trajetória da população negra, toda sua resistência, competência, sagacidade, astucia, perseverança, se traduz na força e na coragem que nossas ancestrais ressignificaram sua existência tornando este Pais naquilo que chamamos de Nação. Sem as mulheres africanas e negras nada poderia ter tido tanto sucesso como nossa competência e arte saber a dor e a delicia de ser o que se é: Mulher e Negra." 

Nenhum comentário: