março 22, 2011

Amazonas: Exército Nacional descumpre acordo com ribeirinhos, privando-os do programa "Luz Para Todos"

PICICA: Recorrer à memória oral, às vezes nos faz cair em pequenas imprecisões. Fomos aos arquivos. Lá estava o líder da comunidade do Jatuarana, em depoimento ao PICICA, afirmando que as terras da comunidade estão tituladas desde o início do século XX, mais precisamente 1903. No entanto, a despeito dessa evidência, as autoridades militares, do Exército Nacional, querem passar por cima de um direito assegurado por Lei. Para tanto - pasmem! -, eles usam o argumento de que esse documento de propriedade caducou. Égua do raciocínio! Tudo para impedir que o programa "Luz Para Todos" chegue às comunidades entre o Puraquequara e o Rio Preto da Eva, às margens do rio Amazonas. Em causa, terras que não pertencem ao Exército, que desde 1992 avançou para além dos limites da área de treinamento de "Guerra na Selva", estabelecidos nos anos 1970 pelo Governo do Estado. Veja o depoimento do lider Doramir Viana da Cunha.

De: | Criado em: 10/11/2009
Doramir Viana da Cunha, presidente da Comunidade de Jatuarana, situada às margens do rio Amazonas, luta em defesa dos ribeirinhos (povos tradicionais), descendentes de indígenas. Eles estão sendo pressionados pelo Exército Nacional a deixar suas terras por um assentamento na região de Cuieiras, no rio Negro.

Um comentário:

Marisa Lima disse...

Quero agradecer ao Dr. Rogelio Casado pela especial atenção com que atendeu o apelo dos comunitários do Jatuarana. Seres humanos iguais ao Sr. estão em extinção. Ser brasileiro, e mais ainda, ser amazonense ribeirinho é uma difícil aventura, os moradores do Jatuarana que o digam. Há várias décadas sofrem crueldades por conta do CIGS que teima em tomar de assalto a citada comunidade p/ suas práticas de guerra na "selva" nos terreiros das humildes casas, pondo em rísco a vida de todos no local. Queremos que esse absurdo tenha fim imediatamente. Aproveitamos a oportunidade p/ convidar o Dr. Rogelio p/ uma nova visita em nossa comunidade, e se inteirar dos fatos que aqui ocorrem, Att, Doramir Viana da Cunha.