março 27, 2011

Nota do PT sobre a intervenção militar estrangeira na Líbia

PICICA: "O PT soma-se assim aos que exigem a interrupção imediata da intervenção armada na Líbia, e reitera seu apoio às iniciativas que visam construir uma saída política pacífica e negociada para o conflito ali instalado."
De: | Criado em: 26/03/2011
Hundreds of millions of dollars have already been spent and much more is committed to the military mission in Libya.

United States president Barack Obama has said it is in the country's national interest to have intervened in the north African state.

But the massive cost of yet another military campaign has had some questioning whether it's worth it.

Al Jazeera's Kimberly Halkett reports from Washington.

***
Nota sobre a intervenção militar estrangeira na Líbia

O Partido dos Trabalhadores  manifesta seu repúdio e condenação aos ataques militares estrangeiros que estão sendo perpretados contra o território líbio, considerando-os uma verdadeira afronta aos princípios da soberania nacional e da autodeterminação dos povos.

Tais ataques, supostamente respaldados pela resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU -- que não contou com o apoio do Brasil --, só poderão resultar em mais perdas de vidas e mais destruição naquele Estado.

A garantia dos Direitos Humanos é fundamental, mas não pode servir de pretexto para o uso da força militar e para ações intervencionistas, que tendem a tornar ainda mais penosas as condições de vida das populações locais.

O PT soma-se assim aos que exigem a interrupção imediata da intervenção armada na Líbia, e reitera seu apoio às iniciativas que visam construir uma saída política pacífica e negociada para o conflito ali instalado.

O PT expressa ainda sua solidariedade ao povo líbio, convicto de que somente a ele deve caber o direito de decidir autonomamente sobre o futuro político daquele país.
Rui Falcão 
Presidente nacional (em exercício) do PT

Iole Ilíada 
Secretária de Relações Internacionais do PT

Nenhum comentário: