abril 30, 2011

"Bom dia, Princesa"

PICICA: "Hoje só se falou do casamento do Príncipe William e Kate Middleton: o casamento real. Porém, no mundo real, não o real deles (cheio de luxo, realeza e de dinheiro público), na nossa realidade, nem todos os casamentos têm um desfecho feliz. O tédio e o desencantamento podem surgir com o tempo. Alguns relacionamentos descambam para a falta de respeito e interesse, outros tantos para a violência." Em tempo: Aproveite para ver dois vídeos sobre o sufoco de vida dos súditos pobres de Sua Majestade - "High energy prices fuel UK poverty"; "Poverty hits British families". / Este post é dedicado à minha querida amiga Rita Chaves, cinéfila dos bons tempos em que Dona Yayá nos recebecia no Cine Avenida, época em que a cidade ainda não havia perdido a delicadeza.

Bom dia, Princesa

VIOLÊNCIA. Nem toda princesa é feliz / foto Pedro Vikingo
Hoje só se falou do casamento do Príncipe William e Kate Middleton: o casamento real. Porém, no mundo real, não o real deles (cheio de luxo, realeza e de dinheiro público), na nossa realidade, nem todos os casamentos têm um desfecho feliz. O tédio e o desencantamento podem surgir com o tempo. Alguns relacionamentos descambam para a falta de respeito e interesse, outros tantos para a violência.

É disso que trata o curta-metragem espanhol Buenos días Princesa, sobre a opressiva rotina de uma mulher que percebe que seu casamento está falido. Aborrecida e cheio de desgosto por seu companheiro, ela se dá conta de como ainda é jovem e bonita, essa percepção parece incomodar seu violento marido. O interessante deste curta, realizado pelo fotógrafo Pedro Vikingo, é que ele foi montado através de fotos em sequência, o incrível é que essa narrativa realça ainda mais o sofrimento da personagem. O som é perfeito e ajuda a compor a crueza do filme. Este tema é universal, infelizmente a violência doméstica é parte do cotidiano de muitas mulheres, nossa Lei Maria da Penha poderia servir de exemplo pra outros países. Um dado pertinente pra quem gosta de fotografia, Vikingo fotografou com uma Nikon FM2, que é uma câmera profissional que utiliza filmes de 35 mm.

Buenos días Princesa


Sinopse
Uma mulher jovem e bonita, além de ter uma vida triste e tediosa, vez em quando ainda recebe o peso da mão de seu companheiro, decide fazer justiça com as próprias mãos.

Gênero Ficção
Diretor Pedro Vikingo
Elenco Clara Bilbao, Sergi Pons
Ano 2010
Duração 3'30''
Cor Colorido
Bitola 35mm
País Espanha


    SUGESTÕES

  • Pra ver outro curta sobre o tema violência doméstica, assista Por quê?

http://outrocine.blogspot.com/2008/04/violncia-contra-mulher-tema-de-animao.html

  • Se você gostou de Buenos días Princesa, talvez você goste de Vinil Verde, curta brasileiro que utiliza técnica similar de sequência de fotos.

http://outrocine.blogspot.com/2008/01/nunca-oua-o-disco-verde.html

Fonte: Outro Cine

Nenhum comentário: