abril 11, 2011

E a comunidade universitária vai se manifestar sobre a ampliação do Campus da Ufam?

PICICA: Com o anúncio da ampliação do campus da Ufam os ambientalistas têm razão de sobra para se preocupar. A administracão anterior, quando precisou fazer ampliações, não pensou duas vezes em por abaixo parte da vegetação do campus, um dos poucos lugares de mata preservada no perímetro urbano de Manaus. Senhores, não é hora de verticalizar a Ufam, e com isto proteger o pouco que nos resta?

Campus da Ufam já não atende aos alunos e será ampliado ainda este ano

De acordo com o vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas, Hedinaldo Narciso Lima, já é esperado um aumento no número de alunos neste semestre.
[ i ] Estudantes reclamam que está cada vez mais difícil encontrar um livro disponível na biblioteca do Campus da universidade. Foto: Alberto Cesar Araújo/ Acervo-DA

  Estudantes reclamam que está cada vez mais difícil encontrar um livro disponível na biblioteca do Campus da universidade.
Manaus - O vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Hedinaldo Narciso Lima, admitiu que os serviços de transporte, biblioteca e restaurante disponíveis no Campus Universitário, no bairro Coroado, zona leste de Manaus, já não são suficientes para atender à demanda dos estudantes. O Campus abriga 73 dos 77 cursos da instituição.


“Há um acúmulo de cursos, especialmente, no setor Norte do Campus. Apenas neste período quatro cursos foram transferidos para lá. O aumento da demanda precisa ser acompanhado com a ampliação dos serviços”, explicou Lima. Segundo ele, a ampliação dos serviços como o do restaurante está prevista apenas para o próximo semestre.


No setor Norte do Campus está o Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) além das faculdades de Educação, Tecnologia, Direito e Ciências Sociais, com  47 cursos, mais de 60% do total oferecido pela Ufam.


A precariedade dos serviços é confirmada pelos estudantes. Para o acadêmico de Economia Élder da Silva, 25, está cada vez mais difícil estudar na instituição. “O campus está inchado, mas a estrutura continua a mesma. Temos enormes filas para almoçar no R. U. (Restaurante Universitário) e está cada vez mais difícil encontrar um livro disponível na biblioteca”, reclamou.


De acordo com o vice-reitor da Ufam, já é esperado um aumento no número de alunos neste semestre. “Geralmente, em começo de ano, acontece um aumento do número de alunos, com a entrada dos calouros. Até setembro deve ser entregue um novo Restaurante Universitário, além de um prédio que irá ampliar os serviços para os estudantes”.


Para presidente da União dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM), Maria das Neves, a falta de serviços básicos atrapalha o desenvolvimento acadêmico. Ela também reclama do transporte para o Campus. “Uma das medidas já acertadas é o retorno da linha de  354 (bairro Jorge Teixeira, na zona leste, até o Campus Universitário)”.


O transporte urbano é um dos principais motivos de reclamação dos alunos. Eles querem o aumento da frota nas linhas que atendem o Campus. O vice-reitor afirmou que ainda não há como resolver o problema. “Como o transporte ainda está em processo de licitação da Prefeitura, a quantidade de ônibus em cada linha ainda não está definida”, disse.


O vice-reitor também informou que há um projeto para construção de uma biblioteca central, que deve atender à demanda dos estudantes do setor Norte do Campus. “Estamos na fase de captação de recursos junto ao MEC (Ministério da Educação) e no próximo ano devemos iniciar o processo de licitação”, disse.

Fonte: Diário do Amazonas

Nenhum comentário: