junho 13, 2011

Ciclo de Debates: Que História é essa?


Que História é essa? Ditadura Civil-Militar no Brasil

União - Campo, Cidade e Floresta | domingo, 12, junho, 2011 01:02:35 at 01:02 | Categories: Uncategorized | URL: http://wp.me/p1duRL-MX

O Centro Acadêmico de História da Unifesp, está organizando um Ciclo de Debates chamado Que História é essa?

Esse ciclo buscará abordar, ao longo de 2011, temas como Ditadura; Questão Agrária e Urbana; Opressões de Gênero; América Latina; e Racismo. E, apesar do nome, é direcionado ao público em geral.

Portanto, gostaríamos de convidar a todos e todas para presenciar e participar desses espaços, ajudando a enriquecer o debate que está na pauta da política atual do país.

E, por fim, contamos com o apoio de vocês na divulgação para que o máximo de interessados possam se apropriar do assunto.

Para o mês de Junho – dias 14, 15 e 16 – reservamos o tema

Ditadura Civil-Militar no Brasil

Dia 14/06, terça – A Ditadura na História

Debate que deve fazer um breve balanço do que foi a ditadura, o contexto de ditaduras na américa latina, as continuidades, aparelhos de repressão, etc

Dia 15/06, quarta – Ditadura nos Arquivos

Esse espaço buscará tratar a respeito da necessidade da Abertura dos Arquivos, possibilidades e necessidades de uso e Gestão documental.

Dia 16/06, quinta – Ditadura como disputa de memória

Aqui pretende-se trazer à tona o debate na atualidade sobre a questão, a criação da Comissão da Verdade, PNDH3, além dos diversos interesses em jogo.

Confirmados até agora, temos José Arbex Jr. (Jornalista, PUC), Rafaela Leuchtenberger (Pesquisadora, DEOPS-Arquivo do Estado), Edson Teles (Pesquisador, ex-preso político, UNIFESP), Mouzar Benedito (Jornalista e Escritor, Pasquim, Revista Forum) além da participação do Ivan Seixas e de outros membros do Fórum de ex-presos políticos e do Tortura Nunca Mais.

Os debates acontecerão às 18h00 na Sala 01 do campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo.


Nenhum comentário: