agosto 13, 2011

Edith Seligmann-Silva realiza palestras e lança livro em Manaus

PICICA: Postagem dedicada aos psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, sanitaristas, psiquiatras e médicos do trabalho. Evento imperdível!
Edith Seligmann - Foto: Cristiane Reimberg

A professora Edith Seligmann-Silva vem a Manaus para ministrar palestras para cursos de pós-graduação das Universidades Federal e Estadual do Amazonas e lançar livro de sua autoria.



O lançamento do livro Trabalho e Desgaste Mental: o direito de ser dono de si mesmo, da professora Edith Seligmann-Silva, acontecerá dia 18 de agosto, às 17h, na Livraria Valer, situada na Rua Ramos Ferreira, 1195 – Centro.

O livro apresenta uma notável revisão bibliográfica no campo da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho (SMRT). Percorre as Ciências Sociais e as Ciências da Saúde, explicitando suas convergências e contribuições para este campo multidisciplinar. Tendo o trabalho dominado como fio condutor, evidencia os processos de desgaste, sofrimento e adoecimento dos trabalhadores no mundo contemporâneo marcado pela precarização social, mostrando a necessidade de uma clínica contextualizada. Numa linguagem clara e acessível aos leitores, é um livro indicado para assistentes sociais, psicólogos, médicos, jurista, terapeutas em geral, administradores, engenheiros, sindicalistas, dentre outros. Uma contribuição ímpar, não apenas pela competência e riqueza teórica, mas por combinar uma perspectiva social e de saúde coletiva com subsídios para a prática clínica e para a formulação de políticas públicas e empresariais.



Convidada pelo Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador/CEREST, pela Secretaria de Saúde/SUSAM, Edith Seligmann-Silva ministrará, dentro de uma perspectiva regional, a palestra Saúde e Trabalho: Aspectos Psicossociais do Adoecimento Contemporâneo - Um olhar para a Amazônia. A primeira acontecerá às 9h do dia 19 de agosto (sexta-feira) para os profissionais da saúde (assistentes sociais, enfermeiros, médicos, psicólogos, psiquiatras), no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde – UEA, situada na av. Carvalho Leal, bairro Cachoeirinha. A palestra na UFAM será proferida dia 22, também às 9h, no Instituto de Ciências Humanas e Letras-ICHL.




Sobre Edith Seligmann-Silva

É médica psiquiatra, com especialização em Saúde Pública e doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina-USP. Suas pesquisas sobre saúde mental e trabalho começaram nos anos 80, mas já nos anos 70 trabalhava no Hospital do Servidor Público Estadual em São Paulo e atendia professoras com sintomas do que hoje é chamado de burnout. Professora da Faculdade de Medicina da USP, entre os anos de 1971 e 1996, desenvolveu diversos estudos sobre as repercussões do trabalho na saúde mental de trabalhadores industriais, do setor de transportes e psicopatologia do desemprego prolongado. Hoje, é professora aposentada dessa faculdade e da Escola de Administração (FGV-SP). Além de sua experiência docente, Edith participou, nos anos 1970, das redes alternativas à psiquiatria repressiva, movimento esse inspirado na teoria e prática de Franco Basaglia. Fruto de uma experiência de mais de 30 anos na área de saúde mental do trabalhador, sua produção intelectual é marcada pelo esforço de pensar, de uma perspectiva materialista, a relação saúde mental e trabalho. Ao analisar a realidade brasileira, a autora antecipa muito dos debates que hoje são realizados nos países centrais do capitalismo. Em suas pesquisas empíricas, já trabalhou com ferroviários, operários das indústrias de base de Cubatão (especialmente, trabalho noturno e em turnos alternados), motoristas de ônibus da Grande São Paulo, desempregados (desemprego prolongado), profissionais de processamento de dados. Professora Edith tem um interesse especial pelas repercussões, na vida familiar, do sofrimento relacionado ao trabalho.

Evento: Lançamento de livro Trabalho e Desgaste Mental: o direito de ser dono de si mesmo
Editora: Cortez
Páginas: 624
Valor: R$ 59
Autora: Edith Seligmann-Silva
Data: 18 de agosto de 2011
Horário: 17h
Local: Livraria Valer (Rua Ramos Ferreira, 1195 – Centro)
Contatos: Valer: (92) 3635-1245

Evento: Palestra Saúde e Trabalho: Aspectos Psicossociais do Adoecimento Contemporâneo - Um olhar para a Amazônia
Palestrante: Edith Seligmann-Silva
Data: 19 de agosto de 2011
Horário: 9h
Local: Auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde – UEA
Endereço: Av. Carvalho Leal – Cachoeirinha
Contato: (92) 9164-3281 (José Seráfico)

Data: 22 de agosto de 2011
Horário: 9h
Local: Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL)
Endereço: Av. Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000 – Coroado I
Contato: (92) 9164-3281 (José Seráfico)


Nenhum comentário: