agosto 13, 2011

Encontro Pan-Amazônico em Manaus reunirá 200 lideranças indígenas (Diário do Amazonas)

PICICA: Todos os militantes do movimento socioambiental SOS Encontro das Águas estão sendo convocados para participar do ato público no dia 16, terça-feira, no Largo do Mestre Chico, em defesa do tombamento do Encontro das Águas, local de um dos mais importantes fatos históricos dos índios Manaú Ali o líder Ajuricaba, acorrentado, jogou-se  nas águas para não ficar cativo nas mãos da coroa portuguesa. Símbolo da resistência dos povos indígenas, Ajuricaba lançou uma maldição contra todos aqueles que violarem seu túmulo. O ato público faz parte da programação do evento organizado pela COICA (Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica). Estarei lá, com minha bandeirola, no ato público.

Encontro Pan-Amazônico em Manaus reunirá 200 lideranças indígenas


Serão três dias de encontro com palestras, oficinas e debates, no Hotel Taj Mahal. No dia 16, terça-feira, haverá um ato público: 'Viva a Vida e os Povos', que acontecerá no Largo Mestre Chico, no Centro de Manaus.
Manaus - Representantes das etnias indígenas da Bacia Amazônica se reuniram na noite desta quarta-feira (3), no hotel Taj Mahal, para o lançamento do 'Grande Encontro Pan-Amazônico: Saberes Ancestrais, Povos e Vida plena em harmonia com a Floresta'. O evento acontece entre os dias 15 e 18 deste mês e pretende reunir mais de 200 lideranças indígenas dos nove países amazônicos.  
Durante o lançamento, foi apresentada a programação dos três dias do encontro juntamente com os temas que serão discutidos. O tema central será 'Mudanças Climáticas', mas haverá espaço para se  discutir assuntos como os direitos indígenas, conforme  destacou Marcos Apurinã, coordenador geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia (COIAB).
Ao falar para os convidados, Marcos aproveitou para criticar a posição do governo da presidente Dilma em relação aos índios. "Nós podemos discutir com o governo", falou ele, que se mostrou bastante insatisfeito com as políticas adotadas.
A mesa de discussões contou com a presença do deputado estadual Tony Medeiros; do  secretário em exercício da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), José Mario Mura; do coordenador do Encontro Pan-Amazônico, Juan Carlos; do coordenador geral da Coiab, Marcos Apurinã.
"É o primeiro grande encontro regional amazônico, onde nós vamos discutir conhecimentos ancestrais, biodiversidade, Redd (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação), preparatório para o Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que acontece em junho de 2012), além de outros assuntos", falou Sônia Guajajara, vice-coordenadora da COIAB.
Para o representante  da Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA) que possui sede no Equador, Juan Carlos, esse é o evento mais importante da história dos povos. Segundo ele, lideranças do Equador, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Guiana Francesa e Inglesa, Peru e Suriname estarão participando do evento.
Serão três dias de encontro com palestras, oficinas e debates, no Hotel Taj Mahal. No dia 16, terça-feira, haverá um ato público: 'Viva a Vida e os Povos', que acontecerá no Largo Mestre Chico, no Centro de Manaus.
Fonte: Diário do Amazonas

Nenhum comentário: