agosto 18, 2011

"O Despertar do mundo árabe" (Le Monde Diplomatique Brasil)

PICICA: "De uma maneira geral estamos vivendo um momento em que novos e vigorosos movimentos sociais estão querendo mudanças. O mundo como ele é, com as instituições e partidos que o governam, não satisfaz mais às maiorias que se puseram em movimento em distintos países. A Primavera Árabe precisa ser melhor compreendida, ela traz os germes do novo."


O Despertar do mundo árabe

Vídeo remix sobre as manifestações no mundo árabe, que após um longo período de imobilismo, saiu da letargia.



O despertar do mundo árabe tem raízes profundas. Uma região que há décadas é controlada por regimes ditatoriais que reprimem a ferro e fogo toda manifestação em defesa de direitos, toda manifestação que venha a desestablizar relações de poder amplamente favoráveis às suas elites e aos interesses estadunidenses e das antigas metrópoles coloniais ainda muito presentes na região.

Mas nem toda opressão leva a uma revolta. É preciso que algo aconteça para detonar um levante popular.

De uma maneira geral estamos vivendo um momento em que novos e vigorosos movimentos sociais estão querendo mudanças. O mundo como ele é, com as instituições e partidos que o governam, não satisfaz mais às maiorias que se puseram em movimento em distintos países. A Primavera Árabe precisa ser melhor compreendida, ela traz os germes do novo. (Trechos do Editorial de Sivio Caccia Bava - Diretor Le Monde Diplomatique Brasil na Revista Dossiê - 06)

Assista o vídeo e saiba mais sobre o despertar do mundo árabe  na revista Dossiê n° 06 do Le Monde Diplomatique Brasil  - NAS BANCAS!

Fonte:  Le Monde Diplomatique Brasil

Nenhum comentário: